MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Opep mantém previsão para alta da demanda por petróleo em 3,36 milhões de bpd

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deixou inalterada a previsão de aumento na demanda global por petróleo em 2022, em 3,36 milhões de barris por dia (bpd), segundo relatório mensal publicado nesta terça-feira. Se confirmado, o consum

André Marinho, Gabriel Bueno da Costa e Letícia Simionato (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho, Gabriel Bueno da Costa e Letícia Simionato (via Agência Estado)
Publicado em 14.06.2022, 11:13:00 Editado em 14.06.2022, 11:19:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deixou inalterada a previsão de aumento na demanda global por petróleo em 2022, em 3,36 milhões de barris por dia (bpd), segundo relatório mensal publicado nesta terça-feira. Se confirmado, o consumo atingiria 100,29 milhões de bpd este ano.

continua após publicidade

Do crescimento, a Opep estima que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) responderá por 1,77 milhão de bpd e países de fora do grupo, por 1,6 milhão de bpd.

A Opep espera que o arrefecimento nos gargalos de oferta contribua para sustentar a demanda por petróleo, bem como a retomada do turismo global.

continua após publicidade

Oferta fora do grupo

A organização comentou que a previsão para 2022 do crescimento da oferta de petróleo de fora do cartel foi revisada em baixa de 250 mil bpd, para 2,1 milhões de bpd.

Já a produção de petróleo da Rússia em 2022 teve revisão cortada em 250 mil bpd, enquanto a dos EUA também para o próximo ano foi mantida, em 1,3 milhão de bpd.

continua após publicidade

Segundo a Opep, os principais motores para o crescimento da oferta por petróleo em 2022 devem ser Estados Unidos, Brasil, Canadá, Casaquistão, Guiana e China. Por outro lado, deve haver recuo na produção em Rússia, Indonésia e Tailândia.

PIB global

A Opep também manteve sua projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB) global em 2022, em 3,5%, segundo relatório mensal publicado nesta terça-feira.

continua após publicidade

No caso dos EUA, a previsão de alta do PIB para este ano caiu de 3,2% para 3,0%. Para a zona do euro, a projeção foi revisada de 3,1% para 3,0%. Para a China, se manteve em 5,1%. Para o Japão, foi de 1,8% para 1,6%. Já para a Rússia, a projeção se manteve em contração de 6%.

A Opep avalia que a atual projeção de crescimento da economia global, inalterada em relação ao mês passado, considera uma recuperação gradual da economia global no final do segundo trimestre e além.

"Presume-se que a situação na Europa Oriental não irá piorar, e que não causará maiores repercussões em outras economias, além de sua atual impacto", diz o texto. "No entanto, será importante monitorar como os consumidores lidam com um déficit na oferta de produtos agrícolas da Ucrânia e da Rússia, e quais consequências de um declínio potencial nas exportações russas de combustíveis fósseis", pondera.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Opep mantém previsão para alta da demanda por petróleo em 3,36 milhões de bpd"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!