MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Opep diz que manterá cortes na produção até fim de 2026 e substitui unidade do DoE como fonte

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou que manterá os cortes na produção do petróleo combinados em dezembro do ano passado e em vigor até setembro de 2026, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira, 3. A decisão ocorre ap

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 03.02.2025, 11:28:00 Editado em 03.02.2025, 11:37:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou que manterá os cortes na produção do petróleo combinados em dezembro do ano passado e em vigor até setembro de 2026, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira, 3. A decisão ocorre após reunião do Comitê de Monitoramento Ministerial Conjunto, que incluí países aliados do cartel, grupo conhecido como Opep+.

continua após publicidade

De acordo com a nota, a conformidade da Opep+ em cumprir os cortes de produção "reafirma os objetivos compartilhados de unidade e coesão" para garantir a estabilidade do mercado de petróleo.

A mensagem de união ocorre dias depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, pedir que a Arábia Saudita convencesse os pares do cartel a reduzir os preços do petróleo em escala global.

continua após publicidade

A Opep reiterou que os países que concordaram com os cortes voluntários manterão os ajustes e que aqueles que excederam a produção de petróleo - como Casaquistão e Iraque - renovaram o compromisso de atingir a conformidade completa ao atender critérios de compensação antes do fim deste mês. O comitê do cartel também disse que irá monitorar ajustes adicionais e voluntários na produção anunciados por países membros e não-membros da Opep.

Ainda, o comunicado anunciou a substituição da Rystad Energy e da Administração de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês) - uma unidade do Departamento de Energia (DoE, em inglês) dos EUA - como fontes secundárias de informação sobre a produção de petróleo. "Depois de deliberação cuidadosa do secretariado", Kpler, OilX e ESAI devem passar a integrar as fontes secundárias da Opep, informa a nota.

A próxima reunião do comitê está programada para 5 de abril de 2025.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Opep diz que manterá cortes na produção até fim de 2026 e substitui unidade do DoE como fonte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!