MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Opep corta previsão para produção de petróleo no Brasil para 3,77 milhões de bpd

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cortou a previsão para a oferta brasileira da commodity este ano em 6 mil barris por dia (bpd), a 3,77 milhões de bpd. O resultado ainda representaria um crescimento de cerca de 180 mil bpd em relaç

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.03.2022, 11:43:00 Editado em 15.03.2022, 11:47:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cortou a previsão para a oferta brasileira da commodity este ano em 6 mil barris por dia (bpd), a 3,77 milhões de bpd. O resultado ainda representaria um crescimento de cerca de 180 mil bpd em relação a 2021, segundo relatório mensal divulgado nesta terça-feira, 15.

continua após publicidade

O cartel explica que a revisão reflete o declínio de 25 mil bpd no primeiro trimestre. Para 2022, a expectativa da entidade é de que a produção seja impulsionada por dois novos projetos: Mero-1 (FPSO Guanabara), que inicialmente estava planejado para começar em 2021, e o avanço da Sepia (Santos).

Em janeiro ante dezembro, houve alta de 194 mil bpd na produção de petróleo cru brasileira, a 3,03 milhões de bpd, diz o documento.

continua após publicidade

PIB

Também nesta terça-feira, a Opep manteve a previsão para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil este ano em 1,5%, de acordo com relatório mensal.

Segundo o cartel, as projeções levam em consideração as incertezas políticas associadas às eleições presidenciais, além de preocupações quanto à inflação elevada e ao quadro fiscal.

continua após publicidade

As tensões geopolíticas em decorrência da invasão da Ucrânia pela Rússia também foram absorvidas nos cálculos.

A expectativa da Opep é de que a política monetária "altamente contracionista" e condições de crédito mais apertadas possam desacelerar a demanda doméstica em um momento em que a política fiscal pode ser relaxada apenas marginalmente por conta do endividamento público.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Opep corta previsão para produção de petróleo no Brasil para 3,77 milhões de bpd"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!