MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Opep corta previsão de aumento da oferta de líquidos do Brasil em 2025 e em 2026

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cortou a previsão de aumento da oferta de líquidos do Brasil em 2025 em 50 mil barris por dia (bpd), a 4,3 milhões de bpd, segundo relatório mensal publicado nesta quarta-feira, 12. Em janeiro, a pr

Isabella Pugliese Vellani (via Agência Estado)

·
Escrito por Isabella Pugliese Vellani (via Agência Estado)
Publicado em 12.02.2025, 10:34:00 Editado em 12.02.2025, 10:41:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cortou a previsão de aumento da oferta de líquidos do Brasil em 2025 em 50 mil barris por dia (bpd), a 4,3 milhões de bpd, segundo relatório mensal publicado nesta quarta-feira, 12. Em janeiro, a projeção do cartel era de oferta de 4,4 mi bpd neste ano.

continua após publicidade

Para 2026, a Opep prevê alta da oferta de combustíveis líquidos do Brasil em 200 mil/bpd, a 4,5 milhões de bpd, uma queda ante os 4,6 milhões de bpd previstos no mês anterior.

A produção brasileira de petróleo bruto subiu 109 mil bpd em dezembro, à média de 3,4 milhões de bpd, uma recuperação em relação aos números de novembro, conforme o cartel, embora tenha sido relatado "desempenho insatisfatório" em diversas plataformas offshore. Já a produção total de combustíveis líquidos avançou 115 mil bpd em dezembro, para uma média de 4,2 milhões de bpd.

continua após publicidade

Para a Opep, o Brasil será responsável por liderar o crescimento da demanda por petróleo na América Latina no primeiro trimestre de 2025. "Aumento de salários em um mercado de trabalho apertado continua a dar suporte à demanda no Brasil", menciona o relatório.

PIB

A organização manteve a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025, a 2,3%, e em 2026, a 2,5%. Políticas monetárias e fiscais mais rígidas devem restringir o crescimento do país neste ano e a melhora no próximo ano deve ser impulsionada pela flexibilização monetária projetada pela instituição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Opep corta previsão de aumento da oferta de líquidos do Brasil em 2025 e em 2026"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!