MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

OMC realiza primeiro dia de discussão sobre revisão de políticas da China

A Organização Mundial do Comércio (OMC) promove nesta quarta-feira, 17, o primeiro dia de discussão sobre a revisão da política comercial da China, levando em conta que a importância do país asiático na economia global e no comércio aumentou de forma aind

Patricia Lara, especial para o Broadcast (via Agência Estado)

·
Escrito por Patricia Lara, especial para o Broadcast (via Agência Estado)
Publicado em 17.07.2024, 15:18:00 Editado em 17.07.2024, 15:23:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização Mundial do Comércio (OMC) promove nesta quarta-feira, 17, o primeiro dia de discussão sobre a revisão da política comercial da China, levando em conta que a importância do país asiático na economia global e no comércio aumentou de forma ainda mais acentuada durante o período de análise, de acordo com documento publicado no website da entidade com sede em Genebra. A revisão ocorre à luz da constante pressão de parceiros comerciais por reformas que abordem os desequilíbrios do país asiático.

continua após publicidade

Na ausência de reformas, a pressão sobre os membros da OMC para que tenham acesso legítimo a instrumentos de defesa comercial só aumentará, disse o representante permanente da União Europeia na OMC, o embaixador João Aguiar Machado, em comunicado publicado no website do bloco.

A União Europeia enfatizou a importância de China implantar uma estrutura de falência e governança corporativa que funcione corretamente, oferecendo incentivos para que empresas deficitárias eliminem perdas ou saiam do mercado. Outra área de preocupação citada é o impulso da China em direção à substituição de importações e à autossuficiência. "Empresas financiadas por estrangeiros continuam a enfrentar discriminação no mercado chinês", observou o documento da UE.

continua após publicidade

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido saudou alguns esforços do país para melhorar o ambiente de negócios, mas identificou alguns pontos para potencial avanço, como o fato de as leis e regulamentações serem, às vezes, publicadas com pouco aviso prévio, além de terem um teor ambíguo, deixando empresas estrangeiras incertas sobre como cumprir.

Os desafios que a China apresenta ao sistema comercial internacional estão crescendo, disse na quarta-feira o vice-representante permanente dos EUA no organização, David Bisbee, segundo as agências internacionais. O governo americano acusa Pequim de práticas industriais "predatórias" que prejudicam outros países.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "OMC realiza primeiro dia de discussão sobre revisão de políticas da China"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!