MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

OMC quer proximidade com FMI e OCDE para estabelecer preço do carbono

A diretora-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, defendeu nesta segunda-feira um trabalho próximo entre sua entidade, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.02.2022, 15:44:00 Editado em 14.02.2022, 15:53:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A diretora-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, defendeu nesta segunda-feira um trabalho próximo entre sua entidade, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a fim de estabelecer uma abordagem comum no estabelecimento de preços de carbono. Segundo ela, é importante que as medidas nessa frente não sejam adotadas de uma maneira discriminatória e que as necessidades do países em desenvolvimento e os menos desenvolvidos possam garantir "uma transição justa".

continua após publicidade

Okonjo-Iweala falou durante evento virtual do governo de Bangladesh. Ela argumentou que a OMC pode ter um papel crucial para dar apoio aos países que necessitam uma transição verde bem-sucedida. Segundo a autoridade, muitos países em desenvolvimento temem que medidas ambientais possam na prática ser pretextos para o protecionismo contra suas exportações.

Uma solução ideal, defendeu, seria uma abordagem compartilhada no mercado global de carbono, alinhada com o Acordo de Paris e seus princípios, "embora politicamente ainda não tenhamos chegado lá".

continua após publicidade

Para a diretora-gerente da OMC, a redução nas barreiras comerciais a produtos e serviços conduzidos de forma ambientalmente correta reduziria custos de energia renovável e também os custos de capital para a construção de infraestrutura resistente a mudanças climáticas.

Ela destacou o papel dessas mudanças também na geração de empregos, especialmente de mulheres, citando a África como exemplo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "OMC quer proximidade com FMI e OCDE para estabelecer preço do carbono"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!