Segundo informações do Banco Central (BC), cerca de 8 milhões de chaves Pix de pessoas físicas (isto é, CPF) estão com algum tipo de irregularidade cadastral no banco de dados da Receita Federal. O resultado disso é que elas podem ser excluídas, caso as pendências não sejam resolvidas.
Atualmente, o Brasil tem 836 milhões de chaves Pix cadastradas no Banco Central. Desse total, 39,9 milhões são de empresas enquanto 796 milhões são provenientes de pessoas físicas.
LEIA MAIS: Homem morre eletrocutado na Colônia Esperança em Arapongas
Novas regras do Pix
De acordo com novas regras divulgadas nesta quinta-feira (06), pelo próprio BC, os nomes das pessoas e empresas que possuem o Pix devem ser os mesmos que estão nas bases de CPF e CNPJ da Receita Federal. Outra alteração é que não será mais possível que as chaves do tipo e-mail mudem de dono, apenas as de celular terão essa permissão. Para saber mais, clique aqui.
LEIA MAIS: Apucarana notifica empresa gestora de hospital por ocupação irregular
Exclusão de Pix
Para o BC, tanto empresas quanto pessoas físicas que estiverem irregulares com o Fisco, ou seja, que estejam com a identificação cadastral irregular podem ter o Pix cancelado. Essa exclusão não tem relação com o pagamento de tributos.
Deixe seu comentário sobre: "Oito milhões de chaves Pix podem ser excluídas"