MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Oferta de cobre e lítio não conseguirá atender toda a demanda global em 2035, alerta AIE

A oferta de determinados minerais críticos para o desenvolvimento de tecnologias e para transição verde não conseguirá atender toda a demanda global em 2035, avalia a Agência Internacional de Energia (AIE), em relatório divulgado nesta sexta-feira, 17. Pa

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 17.05.2024, 12:48:00 Editado em 17.05.2024, 17:13:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A oferta de determinados minerais críticos para o desenvolvimento de tecnologias e para transição verde não conseguirá atender toda a demanda global em 2035, avalia a Agência Internacional de Energia (AIE), em relatório divulgado nesta sexta-feira, 17. Particularmente, o suprimento de cobre responderá a cerca de 70% e o de lítio a 35% da demanda neste período, o que pode levar a volatilidade nos preços dos metais.

continua após publicidade

A estimativa da AIE leva em consideração os riscos geopolíticos, de exposição climática e as barreiras secundárias para proteger a oferta dos minérios, com base nos projetos atuais de mineração, refino e processamento.

O relatório também observa que a alta concentração geográfica de oferta deve ser mantida e a projeção é de que a China mantenha uma "posição forte" no setor de refino e processamento.

continua após publicidade

"O apetite por tecnologias como painéis solares, veículos elétricos e baterias está crescendo rápido, mas não poderá ser satisfeito sem a expansão do suprimento de minérios críticos", afirmou o diretor executivo da AIE, Faith Birol.

Em 2023, a forte queda nos preços devolveu os metais básicos aos níveis registrados antes da pandemia, permitindo que os investimentos em mineração crescessem em 10% e os de exploração avançassem em 15%, além de oferecer alívio para os consumidores.

Contudo, o relatório aponta ainda é necessário acelerar "esforços de reciclagem, inovação e encorajar mudança de comportamento" para arrefecer o aperto na oferta, junto a aproximadamente US$ 800 bilhões em investimentos para mineração até 2040.

A AIE estima que a reciclagem pode reduzir em até 30% a demanda e que o "tamanho combinado do mercado de minérios críticos para transição energética" deve dobrar para US$ 770 bilhões até 2040.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Oferta de cobre e lítio não conseguirá atender toda a demanda global em 2035, alerta AIE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!