MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

OCDE corta previsão para alta do PIB global em 2021, com retomada desigual

A economia global segue em recuperação, mas a retomada ocorre de maneira desigual entre países e grupos sociais, avalia a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no mais recente relatório trimestral de perspectivas econômicas, di

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.12.2021, 09:07:00 Editado em 01.12.2021, 09:12:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A economia global segue em recuperação, mas a retomada ocorre de maneira desigual entre países e grupos sociais, avalia a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no mais recente relatório trimestral de perspectivas econômicas, divulgado nesta quarta-feira.

continua após publicidade

No documento, a entidade com sede em Paris cortou levemente a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial em 2021, de 5,7% a 5,6%, mas manteve a projeção para a expansão em 2022 em 4,5%. A instituição estima ainda que a atividade econômica do planeta crescerá 3,2% em 2023.

No caso dos Estados Unidos, a OCDE também reduziu a estimativa de avanço este ano, de 6% a 5,6%, enquanto a projeção para alta na zona do euro caiu 5,3% a 5,2%. A da China, por sua vez, recuou de 8,5% a 8,1%.

continua após publicidade

Segundo a Organização, a recuperação da crise provocada pela pandemia tem sido ameaçada por gargalos na cadeia produtiva, que causam pressões inflacionárias. A entidade prevê um salto da inflação mundial a 3,5% este ano, depois a 4,2% em 2022.

"Partes da economia global estão se recuperando rapidamente, mas outras correm o risco de ficar para trás, particularmente em países de baixa renda, onde as taxas de vacinação estão baixas, e empresas e funcionários em setores de contato intensivo onde a demanda ainda não se recuperou totalmente", explica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "OCDE corta previsão para alta do PIB global em 2021, com retomada desigual"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!