MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

OCDE alerta para excesso global de capacidade no setor de aço até 2027 e riscos à indústria

A indústria global do aço está sob forte pressão devido ao avanço do excesso de capacidade, que pode comprometer a sustentabilidade do setor nos próximos anos. A conclusão é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que projeta

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 27.05.2025, 07:22:00 Editado em 27.05.2025, 07:29:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A indústria global do aço está sob forte pressão devido ao avanço do excesso de capacidade, que pode comprometer a sustentabilidade do setor nos próximos anos. A conclusão é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que projeta "aumentos substanciais na capacidade de produção de aço de até 6,7% (165 milhões de toneladas métricas)" entre 2025 e 2027, em relatório divulgado nesta terça-feira, 27.

continua após publicidade

Segundo a OCDE, o crescimento é puxado por investimentos concentrados em países asiáticos, especialmente China e Índia, em um momento em que a demanda global deve seguir fraca. "As economias asiáticas deverão representar 58% da nova capacidade", diz o documento, que estima que o volume excedente poderá chegar a 721 milhões de toneladas até 2027.

Caso confirmadas, as estimativas representarão um volume de 290 milhões de toneladas superior à produção atual de todos os países da organização. Com a demanda crescendo apenas 0,7% ao ano até 2030, segundo projeções da OCDE, o relatório alerta para um cenário de sobreoferta crônica e deterioração da saúde financeira das empresas.

continua após publicidade

A OCDE destaca que "a utilização da capacidade pode novamente cair para 70%", abaixo do nível considerado mínimo para viabilidade econômica da produção. Isso significa margens comprimidas, paralisação de fábricas e riscos crescentes para empregos, investimentos e cadeias produtivas. "A combinação de capacidade excedente, oferta excessiva e pressão sobre os preços está comprometendo a lucratividade do setor", afirma a entidade.

Para a organização, o impacto é amplo: atinge produtores em todo o mundo e afeta também indústrias consumidoras de aço nos países da OCDE, como automóveis e construção civil. "A urgência de garantir igualdade de condições nunca foi tão grande", conclui a OCDE.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "OCDE alerta para excesso global de capacidade no setor de aço até 2027 e riscos à indústria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!