MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

NY, commodities e temor com ruído político pesam no Ibovespa

A queda das bolsas europeias e indicação de baixa das norte-americanas somada ao recuo das commodities deve pesar no Ibovespa. A queda do Índice Bovespa ainda reflete os ruídos políticos envolvendo a Petrobras e a meta fiscal. A reunião que o presidente d

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 11.03.2024, 11:17:00 Editado em 11.03.2024, 11:23:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A queda das bolsas europeias e indicação de baixa das norte-americanas somada ao recuo das commodities deve pesar no Ibovespa. A queda do Índice Bovespa ainda reflete os ruídos políticos envolvendo a Petrobras e a meta fiscal. A reunião que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, terá com o presidente da estatal petrolífera, Jean Paul Prates, fica no radar.

continua após publicidade

As ações da Petrobras tentam subir, depois de cederem mais cedo entre cerca de 2,00% (PN) e 1,80% (ON). Na sexta-feira, os papéis da petroleira desabaram mais de 10%, após a estatal reportar queda do lucro, em meio ao não pagamento de dividendos extraordinários pela companhia e ruídos vindos da capital federal.

"O que grande holofote hoje, ou melhor da semana passada são os sinais de interferência política agora envolvendo a Petrobras. Sabemos que o histórico em relação a isso é grande na empresa, mas sempre incomoda o investidor quando surge algo novo", descreve Raony Rossetti, CEO da Melver.

continua após publicidade

Ainda que desfavorável sob a ótica dos investidores o anúncio da estatal de que não pagará dividendo extraordinário, o analista da Melver cita que pega muito mal relatos de que o presidente Lula teria atuado sobre o assunto. "Fazendo um paralelo com a Vale, após o governo tentar emplacar o ex-ministro Guido Mantega para dirigir a empresa há alguns meses, é um tema que eleva o grau de incerteza. Até que ponto essas duas empresas gigantes têm autonomia para crescer, para tomar suas próprias decisões sem influências políticas?", questiona.

No final da noite de sexta-feira, a Vale confirmou que seu presidente, Eduardo Bartolomeo, teve o contrato renovado até dezembro de 2025 e que se mantém no cargo de CEO até o fim de 2024, ajudando a escolher seu sucessor, que assumirá em janeiro do ano que vem. A informação foi antecipada peloBroadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A despeito da manutenção de Bartolomeo , as ações da Vale caem em torno de 3,00%. A desvalorização reflete o minério de ferro, que despencou 5,41% em Dalian, na China, cotado a US$ 115,63 por tonelada. O recuo ocorre apesar de novos sinais da China em estimular o setor imobiliário do país.

continua após publicidade

Ainda, as declarações do presidente Lula sobre a possibilidade de ampliar os gastos com obras públicas diante das surpresas positivas com a arrecadação federal seguem gerando preocupações, além dos receios de que o governo utilize a retenção dos dividendos da Petrobras para investimentos, em meio à baixa popularidade.

"Incerteza com o futuro da Petrobras segue em alta, com maior risco de intervenção do governo em seus assuntos internos", cita em nota a MCM Consultores.

Conforme acrescenta o sócio da Tendências Consultoria Silvio Campos Neto, o exterior defensivo e a derrocada do minério são fatores que devem pesar, juntamente com a continuidade do mal estar local diante das "crescentes movimentações intervencionistas" do governo.

continua após publicidade

A queda do principal indicador da B3 ocorre ainda em meio à agenda esvaziada, que ganhará força a partir de amanhã com o IPCA e o CPI, ambos de fevereiro, que poderão ajudar nas apostas para a política monetária do Brasil e dos Estados Unidos. As bolsas americanas cedem até 0,60% (Nasdaq)

Na sexta-feira, o Ibovespa fechou com queda de 0,99%, aos 127.070,79 pontos, encerrando a semana com desvalorização de 1,63%.

A partir de hoje, o horário de negociação no pregão regular da B3 será reduzido em uma hora, com fechamento às 17 horas. A mudança decorre da volta do horário de verão nos EUA. O pós-mercado acontecerá das 17h30 às 18 horas.

Às 11h10, o Ibovespa cedia 0,52%, aos 126.410,71 pontos, ante mínima aos 126.065,16 pontos (-0,79%), depois de alcançar máxima aos 127.067,97 pontos, com variação máxima, mesmo nível da abertura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "NY, commodities e temor com ruído político pesam no Ibovespa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!