MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Novo pacote fiscal do governo precisa incluir cortes de gastos, diz CLP

O pacote de medidas alternativas ao aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) representa a rota politicamente mais viável para aliviar as contas públicas e cumprir o arcabouço fiscal, além de dar um bom sinal sobre a disposição de

Eduardo Laguna (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Laguna (via Agência Estado)
Publicado em 10.06.2025, 17:44:00 Editado em 10.06.2025, 17:52:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O pacote de medidas alternativas ao aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) representa a rota politicamente mais viável para aliviar as contas públicas e cumprir o arcabouço fiscal, além de dar um bom sinal sobre a disposição de rever renúncias tributárias pouco justificadas. Por outro lado, essas medidas precisam ser combinadas com reformas estruturais que contenham a escalada dos gastos obrigatórios.

continua após publicidade

A avaliação vem de uma nova nota técnica do Centro de Liderança Pública (CLP), que engrossa o alerta dos especialistas em contas públicas de que a dependência do arcabouço fiscal das novas receitas é insustentável.

O CLP observa que aumentos de uma carga tributária que já passa de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) afetam o retorno do investimento e limitam o crescimento potencial. "Se a base de expansão da receita se exaure antes de as despesas serem contidas, o país corre o risco de entrar num ciclo de baixo crescimento, alta informalidade e necessidade recorrente de medidas extraordinárias, comprometendo a sustentabilidade fiscal de médio e longo prazo", sustenta a nota, assinada por Daniel Duque, gerente da Inteligência Técnica do CLP.

continua após publicidade

Sem reformas estruturais dos gastos obrigatórios, frisa o centro de desenvolvimento de lideranças públicas, qualquer pacote de elevação de receita será apenas um paliativo que posterga, mas não resolve o desequilíbrio das contas do governo.

O CLP avalia ainda que o corte dos benefícios tributários, inclusive da Zona Franca de Manaus (ZFM) e do Simples, precisa ser acompanhado por uma "governança permanente", na qual os incentivos são revistos a cada ciclo orçamentário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Novo pacote fiscal do governo precisa incluir cortes de gastos, diz CLP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!