MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Normalização monetária gradual virá com estimativas de inflação na meta, diz BCE

Economista chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane condicionou a trajetória da política monetária do BC comum às expectativas de inflação de médio prazo na zona do euro. Segundo ele, que discursou em evento do MNI Market News nesta quinta-feira,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2022, 12:20:00 Editado em 17.02.2022, 12:29:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Economista chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane condicionou a trajetória da política monetária do BC comum às expectativas de inflação de médio prazo na zona do euro. Segundo ele, que discursou em evento do MNI Market News nesta quinta-feira, uma "normalização monetária" será possível caso as expectativas fiquem dentro da meta de 2% do BCE. Se elas ficarem persistentemente acima disso, o aperto monetário será necessário, e uma acomodação das condições financeiras será adotada caso elas fiquem abaixo deste porcentual.

continua após publicidade

Segundo Lane, as expectativas atuais no bloco europeu não indicam que a alta inflação persistirá no médio prazo, embora há sinais de que o "padrão de baixa inflação" visto em anos anteriores não retorne. "Indicadores apontam aumento da confiança de que o padrão de inflação abaixo da meta antes da pandemia não ressurgirá como um equilíbrio de médio prazo, com a expectativa de inflação em torno de 2%", disse.

Dado este cenário nas expectativas, Lane alertou contra um aperto monetário que responda em excesso às pressões de curto prazo nos preços. "Há o risco de que a inflação alta de curto prazo possa induzir a um aperto monetário excessivo que empurre a inflação a um nível persistentemente abaixo da meta no médio prazo", ressaltou o economista.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Normalização monetária gradual virá com estimativas de inflação na meta, diz BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!