MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Nenhum dirigente do Fed considerou apropriado corte de juros em 2023, diz ata

Nenhum dos dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), durante a reunião de política monetária de 13 e 14 de dezembro, considerou apropriado corte de juros em 2023. Segundo ata divulgada nesta quarta-feira, 4, do encontro, os dir

Matheus Andrade, Francine De Lorenzo e Laís Adriana, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Andrade, Francine De Lorenzo e Laís Adriana, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 04.01.2023, 17:47:00 Editado em 04.01.2023, 17:50:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nenhum dos dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), durante a reunião de política monetária de 13 e 14 de dezembro, considerou apropriado corte de juros em 2023. Segundo ata divulgada nesta quarta-feira, 4, do encontro, os dirigentes observaram que a política restritiva "precisa ser mantida até novos dados providenciarem confiança de que a inflação está em baixa sustentada" para atingir a meta de 2%, algo que "deve levar tempo".

continua após publicidade

Vários integrantes comentaram que experiências em outros momentos da história alertam contra o "afrouxamento prematuro" da política monetária frente aos altos índices de inflação, pontua o documento.

Em geral, os dirigentes indicaram que os riscos de alta da inflação continuam sendo um fator-chave para a política monetária.

continua após publicidade

Todos os membros afirmaram que o Comitê segue "fortemente comprometido com o objetivo de retornar a inflação para a meta de 2%".

Além disso, os dirigentes concordaram que suas decisões devem levar em consideração uma gama ampla de informações, incluindo saúde pública, condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e desenvolvimento financeiro e internacional.

Ritmo

continua após publicidade

Os dirigentes do Federal Reserve avaliaram na última reunião de política monetária que a redução no ritmo da alta de juros poderia ajudar com as metas de inflação e máximo emprego nos Estados Unidos. Na ocasião, o banco central americano reduziu o ritmo de elevação de juros de 0,75 ponto porcentual para 0,50 ponto porcentual, para a faixa de 4,25% a 4,50% ao ano.

"Uma redução do ritmo dos aumentos neste encontro permitiria que o Comitê avalie de forma melhor o progresso econômico para atingir os objetivos de máxima empregabilidade e estabilidade de preços, já que a política monetária se aproxima de um patamar que é suficientemente restritivo para conquistar essas metas", descreve a ata da reunião.

Os dirigentes analisaram que o cenário econômico ainda é incerto e a inflação continua muito acima da meta de 2%, apesar do progresso significativo durante o último ano em direção a uma política monetária mais restritiva.

Diante do aumento das incertezas sobre perspectivas futuras da inflação e atividade econômica real, a maioria dos integrantes enfatizaram a necessidade de manter "flexibilidade e opcionalidade", enquanto continuam movendo a política monetária para um patamar mais restritivo, com novos aumentos de juros capazes de atingir as metas determinadas pelo Comitê.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Nenhum dirigente do Fed considerou apropriado corte de juros em 2023, diz ata"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!