MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Necton: Em 6 revisões do PAF, Tesouro ficou dentro das metas apenas em 2 anos

Nos últimos dez anos, o Tesouro Nacional cumpriu as metas do Plano Anual de Financiamento (PAF) em quatro vezes quando não houve revisão. No entanto, durante esse período, o plano foi revisado seis vezes, e, dessas revisões, o órgão conseguiu manter-se de

Giordanna Neves (via Agência Estado)

·
Escrito por Giordanna Neves (via Agência Estado)
Publicado em 30.05.2025, 17:40:00 Editado em 30.05.2025, 17:48:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nos últimos dez anos, o Tesouro Nacional cumpriu as metas do Plano Anual de Financiamento (PAF) em quatro vezes quando não houve revisão. No entanto, durante esse período, o plano foi revisado seis vezes, e, dessas revisões, o órgão conseguiu manter-se dentro das bandas estabelecidas apenas em duas ocasiões. O levantamento foi feito pela Necton Investimentos e obtido pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).

continua após publicidade

Na avaliação do estrategista de renda fixa da Necton Investimentos, Fernando Ferez, o descumprimento das bandas estabelecidas evidencia a dificuldade do Tesouro em prever onde está a demanda do mercado. "Desde 2015 com resultado primário ficando negativo, o Tesouro não pode escolher onde quer emitir mais ou menos. Ele vai onde está a demanda para conseguir rolar integralmente a dívida e manter o caixa elevado", disse.

O levantamento mostra que, entre 2015 e 2024, os títulos remunerados pela Selic, as LFTs, foram os que mais sofreram alterações, tendo sido ajustados cinco vezes nesse período. Especificamente, em 2018, 2021 e 2024, houve aumento na participação desses papéis. Já em 2016 e 2020, foram registradas quedas.

continua após publicidade

Segundo Ferez, a LFT tornou-se o "cavalo mais difícil" para o Tesouro em termos de previsibilidade de demanda, seja pela dificuldade em antecipar o ciclo monetário, seja por questões regulatórias. "Eu acho que tem muita questão regulatória que acaba impactando. Por exemplo, na minha ótica não faz sentido nenhum um fundo de previdência que tem um horizonte de longo prazo comprar um papel que remunera um dia, que remunera a Selic", exemplificou.

No mesmo intervalo entre 2015 e 2024, a participação dos títulos prefixados foi ajustada em quatro anos, com aumentos em dois anos e reduções em outros dois. No mesmo período, o estoque total foi revisado três vezes no PAF, enquanto as NTN-B passaram por duas modificações.

Realismo e otimismo

continua após publicidade

A Necton também mediu a conduta do Tesouro na definição dos parâmetros do PAF. Segundo a corretora, o órgão adotou uma postura de maior realismo nas divulgações do plano nos últimos anos. Entre 2015 e 2024, as metas estabelecidas foram classificadas como "realistas" em sete anos, enquanto em três anos foram consideradas mais otimistas.

Segundo os critérios estabelecidos pela corretora, uma postura é classificada como "realista" quando as bandas do PAF estão alinhadas às torres de vencimento e à expectativa de rolagem, considerando a conjuntura econômica. Essa situação ocorreu nos anos de 2015, 2016, 2017, 2019, 2020, 2022 e 2023.

Nos demais anos - 2018, 2021 e 2024 -, por outro lado, a conduta foi considerada mais "otimista", quando as bandas do PAF apresentaram estimativas favoráveis para títulos prefixados e atrelados à inflação, em relação às torres de vencimento e à expectativa de rolagem diante do cenário econômico. Dos seis anos em que o Tesouro alterou o PAF, a Necton avalia que em três deles o órgão adotou uma postura mais realista, enquanto nos outros três foi mais otimista.

"Nessa questão do otimismo e do realismo, se você pegar nessa história que foi de dez anos, o otimismo é muito mais pelo estoque total do que necessariamente nas bandas de composição", comentou Ferez. Uma exceção, no entanto, ocorreu em 2021, quando o Tesouro adotou uma postura excessivamente otimista na oferta de títulos prefixados, justamente em meio a um ciclo de alta de juros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Necton: Em 6 revisões do PAF, Tesouro ficou dentro das metas apenas em 2 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!