MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Não fomos suficientemente inovadores, nem tão centrados no consumidor, diz Lemann

O empresário e bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann voltou a expor, em evento público neste sábado, alguns passos que podem ter dificultado a inovação nos negócios investidos pelo grupo 3G Capital, acionista de empresas como AB Inbev e Kraft Heinz. El

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2021, 16:04:00 Editado em 17.04.2021, 16:12:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O empresário e bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann voltou a expor, em evento público neste sábado, alguns passos que podem ter dificultado a inovação nos negócios investidos pelo grupo 3G Capital, acionista de empresas como AB Inbev e Kraft Heinz. Ele indicou que o foco na produção e distribuição pode ter acabado gerando falhas na busca de uma visão inovadora e mais voltada ao consumidor.

continua após publicidade

Os comentários foram feitos em painel da Brazil Conference at Harvard & MIT, evento organizado pela comunidade de estudantes brasileiros de Boston (EUA), em parceria com o Estadão.

Lemann fez a avaliação ao ser provocado pelo moderador para que examinasse o negócio do iFood, cujo fundador, Fabrício Bloisi, participava do mesmo painel. "Ele se centrou muito mais no consumidor, diferente de nós, que nos centramos mais na produção, produzindo de maneira barata, distribuindo bem", afirmou Lemann. "Eles têm um enfoque grande nos clientes, que não era nosso enfoque".

continua após publicidade

Segundo ele, uma das medidas que pode ter atrapalhado nesse processo foi o fato de o grupo sempre ter buscado métricas de avaliação objetivas, que teria prejudicado a participação dos inovadores, uma vez que é mais difícil medi-los com retornos imediatos.

Não é a primeira vez que o empresário admite a necessidade de avançar mais em inovação. Num evento semelhante, há três anos, ele se classificou como um "dinossauro apavorado" diante do avanço da tecnologia. Agora Lemann parece reconhecer uma mudança.

"Não fomos suficientemente inovadores, nem tão centrados no consumidor, mas é difícil mudar a cultura de uma coisa tão grande, que já teve muito sucesso", afirmou. "Estamos no caminho de fazê-lo agora".

continua após publicidade

Ainda em referência ao iFood, Lemann disse que eles conseguiram estabelecer uma plataforma com muitos clientes e indicou a intenção de fazer o mesmo, sem especificar exatamente em qual empresa. A comparação com o iFood, porém, foi feita num momento em que se discutia a cervejaria AB Inbev.

Lemann também mostrou ceticismo com um grupo de empresas que perseguem crescimento acelerado. Para ele, é preciso que o volume seja acompanhado de algum diferencial. "Os ganhadores serão aqueles que atraem volume, crescem, mas têm um objetivo que dá alguma vantagem competitiva".

Ao ser questionado sobre o tema pelo moderador, o CEO do iFood afirmou que um dos objetivos da plataforma é otimizar o mercado de alimentação. "Acreditamos que a entrega é o princípio da jornada. Estamos no início de uma tendência disruptiva", afirmou. "No futuro, não vamos preparar comida em casa. Vamos falar com nosso relógio digital e ele vai entregar a melhor comida com mais qualidade e mais saudável".

Segundo Bloisi, é esse sentimento que faz com que a plataforma ainda mantenha uma visão voltada para o crescimento. "Podemos ser lucrativos hoje em dia? Se fosse o maior objetivo, sim, mas existe uma oportunidade não só para ganhar dinheiro, mas para beneficiar a sociedade para alimentos mais baratos e saudáveis".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Não fomos suficientemente inovadores, nem tão centrados no consumidor, diz Lemann"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!