MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira, 5, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve mandar na "área dele" e não pode querer tomar os territórios da Groenlândia, Canadá e o Canal do Panamá. Ele também criticou a

Gabriel de Sousa e Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel de Sousa e Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)
Publicado em 05.06.2025, 15:00:00 Editado em 05.06.2025, 15:04:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira, 5, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve mandar na "área dele" e não pode querer tomar os territórios da Groenlândia, Canadá e o Canal do Panamá. Ele também criticou as taxas de Trump e disse que o líder americano age "como se fosse dono do comércio mundial". Segundo o petista, é preciso ter "mais negociação e menos bravata" por parte de Washington.

continua após publicidade

"Ninguém disse para ele que ele foi eleito para ser presidente dos Estados. É um direito dele fazer o que ele quiser dentro da área dele. Agora, querer tomar a Groenlândia, querer tomar o Canal do Panamá, querer tomar o Canadá e ainda querer taxar todos os países como se ele fosse dono do comércio mundial? Aí já é demais gente", afirmou o presidente.

Em tom de brincadeira, Lula disse que quer participar da reunião da cúpula do G7 antes que os Estados Unidos anexem o Canadá, que é outro país membro do grupo. O presidente fez referências a discursos de Trump que sugerem uma incorporação do território canadense. "Vamos aproveitar esse pouco tempo que o Canadá tem como soberano", disse.

continua após publicidade

Lula disse ainda que, na reunião que teve com o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta quinta, eles marcaram uma reunião com autoridades de países africanas na Bahia, em novembro.

As declarações de Lula foram feitas em uma cerimônia de encontro com a comunidade brasileira ao lado da prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Também na capital francesa, Lula deve ter um jantar com Macron a primeira-dama francesa, Brigitte Macron.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!