MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Nagel: BCE deve ser cuidadoso e evitar reduzir taxas de juros rapidamente

O Banco Central Europeu (BCE) deve ser cuidadoso e evitar reduzir as taxas de juros rapidamente, afirmou o dirigente Joachim Nagel, em discurso preparado para evento e divulgado nesta quinta-feira, 29. "Estamos perto de alcançar a inflação em 2%, mas aind

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 29.08.2024, 14:58:00 Editado em 29.08.2024, 15:02:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central Europeu (BCE) deve ser cuidadoso e evitar reduzir as taxas de juros rapidamente, afirmou o dirigente Joachim Nagel, em discurso preparado para evento e divulgado nesta quinta-feira, 29. "Estamos perto de alcançar a inflação em 2%, mas ainda não atingimos a meta", pontuou Nagel, que também é presidente do BC da Alemanha.

continua após publicidade

O dirigente reforçou projeções do BCE de que a inflação continuará acima da meta de 2% até boa parte de 2025 e apontou que o núcleo da inflação segue elevado, o que é "uma preocupação". Na visão dele, os dirigentes precisam evitar "tomar como garantida" a queda da inflação de modo sustentado e devem adotar "postura cautelosa" em relação a política monetária.

Nagel defende que o processo atual de desinflação ocorreu "relativamente sem dor até o momento", sem levar a um "aumento significativo" da taxa de desemprego e com mercado de trabalho ainda apertado em muitas economias avançadas. Ele argumenta que a política monetária restritiva apenas desacelerou a atividade econômica, mas evitou uma recessão severa.

continua após publicidade

O dirigente vê, inclusive, risco de que uma "recuperação econômica mais forte atrase o retorno da inflação à meta".

Sobre o nível "R-star" das taxas de juros, Nagel reiterou que ainda é "muito difícil" estimar o patamar neutro da política monetária e que os dirigentes não devem "depender demais" dessa taxa para tomar decisões de política monetária, e sim manter postura dependente de dados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Nagel: BCE deve ser cuidadoso e evitar reduzir taxas de juros rapidamente"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!