MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Na China, bilionário Jack Ma pretende ceder o controle do Ant Group

O bilionário Jack Ma planeja ceder o controle do Ant Group Co., afirmam fontes próximas ao tema. O afastamento de Ma faz parte da estratégia da fintech de se afastar do Alibaba Group Holding Ltd. O movimento ocorre após mais de um ano de pressão chinesa p

Dow Jones Newswires (via Agência Estado)

·
Escrito por Dow Jones Newswires (via Agência Estado)
Publicado em 28.07.2022, 17:27:00 Editado em 28.07.2022, 17:32:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O bilionário Jack Ma planeja ceder o controle do Ant Group Co., afirmam fontes próximas ao tema. O afastamento de Ma faz parte da estratégia da fintech de se afastar do Alibaba Group Holding Ltd. O movimento ocorre após mais de um ano de pressão chinesa para que Ma abrisse mão do controle do grupo. As autoridades chinesas interromperam o IPO de mais de US$ 34 bilhões do Ant Group em 2020 e estão forçando a empresa de tecnologia a se reorganizar como uma holding financeira regulada pelo Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês). À medida que a reforma avança, o Ant aproveita a oportunidade para reduzir a dependência da empresa em relação a Ma, fundador do Alibaba.

continua após publicidade

Ma, de 57 anos, é um dos maiores empresários da China. Ele tem sido alvo de ações do governo que buscam reduzir sua influência e o poder de suas empresas. Ao diminuir a presença de Ma na companhia, é bem possível que um novo IPO do Ant Group fosse retardado por mais de um ano. As regulamentações chinesas exigem um intervalo de tempo nas listagens públicas para empresas que recentemente mudaram seu corpo governamental. Se tivesse se tornado pública, a Ant teria sido avaliada em mais de US$ 300 bilhões.

Apesar de não ocupar cargo executivo ou fazer parte do conselho do Ant Group, Ma é uma figura influente na empresa. Ele detém 50,52% das ações da companhia por meio de uma entidade na qual detém uma posição dominante. Segundo fontes do Wall Street Journal, o empresário poderia abrir mão do controle da empresa ao transferir parte do seu poder de voto para outros executivos da empresa.

continua após publicidade

Ainda de acordo com o Wall Street Journal, o Ant já comunicou os reguladores chineses sobre a intenção de Ma de ceder o controle da empresa. O objetivo é converter a companhia em uma holding financeira, mas para isso o Ant é obrigado a mapear sua estrutura de liderança. O PBoC ainda não aceitou o pedido da empresa para se tornar uma holding financeira. Qualquer mudança nos executivos do Ant Group não deve se materializar até que a reestruturação da companhia seja concluída.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Na China, bilionário Jack Ma pretende ceder o controle do Ant Group"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!