MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Na ata, Copom avalia que hiato do produto está em torno da neutralidade

O Comitê de Política Monetária (Copom) usou a ata da sua última reunião, divulgada nesta terça-feira, 25, para antecipar uma revisão na sua estimativa de hiato do produto. Na avaliação do colegiado, o hiato agora está "em torno da neutralidade". No último

Cícero Cotrim e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 25.06.2024, 08:56:00 Editado em 25.06.2024, 09:02:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Comitê de Política Monetária (Copom) usou a ata da sua última reunião, divulgada nesta terça-feira, 25, para antecipar uma revisão na sua estimativa de hiato do produto. Na avaliação do colegiado, o hiato agora está "em torno da neutralidade". No último Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o Banco Central estimativa um hiato levemente negativo, de -0,6%.

continua após publicidade

"O comitê avalia que o hiato do produto, que se encontrava levemente negativo na última avaliação divulgada, mas que já vinha sendo objeto de estudo utilizando diferentes métodos ao longo dos últimos meses, está agora em torno da neutralidade", informou o Copom. A estimativa oficial deve ser informada no próximo RTI, a ser divulgado nesta quinta-feira, 27.

Sobre o cenário doméstico, o Copom ressaltou que diversos componentes da demanda têm crescido mais do que o esperado. O consumo doméstico tem se sustentado, diferente do cenário de desaceleração gradual previsto. Na margem, o comitê elencou surpresas em diversos setores.

continua após publicidade

"Tais surpresas concentraram-se na formação bruta de capital fixo e no consumo das famílias, sustentado primordialmente pelo mercado de trabalho, benefícios sociais e pagamentos de precatórios", diz o Copom. "Por outro lado, há grande incerteza a respeito dos efeitos econômicos da tragédia no Rio Grande do Sul. Permanecem incertezas sobre a intensidade da queda de atividade e sua recuperação subsequente, bem como sobre a diminuição do estoque de capital, causadas pelas enchentes e inundações."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Na ata, Copom avalia que hiato do produto está em torno da neutralidade"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!