MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mundo pode ficar 'cautelosamente otimista' com redução da inflação em 2024, diz Banco Mundial

O mundo pode ficar "cautelosamente otimista" com a redução da inflação global em 2024, afirma o Banco Mundial em artigo publicado nesta sexta-feira, 22, ao destacar que, no ano que vem, uma série de fatores deve pressionar ainda mais a alta de preços rumo

Gabriel Tassi Lara (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Tassi Lara (via Agência Estado)
Publicado em 22.12.2023, 11:26:00 Editado em 22.12.2023, 11:31:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O mundo pode ficar "cautelosamente otimista" com a redução da inflação global em 2024, afirma o Banco Mundial em artigo publicado nesta sexta-feira, 22, ao destacar que, no ano que vem, uma série de fatores deve pressionar ainda mais a alta de preços rumo à desaceleração. Mesmo assim, "há riscos para reacender as pressões sobre preços", afirma, e é "muito improvável" que os bancos centrais reduzam os juros antes de estarem plenamente convencidos de que a inflação está rumando à meta.

continua após publicidade

O Banco pontua que a demanda mundial está caindo, enquanto as perturbações na oferta esteja sendo reduzidas e os preços de matérias-primas, se moderando. No geral, a política monetária dos países está em níveis restritivos, fazendo com que a inflação seja reduzida coletivamente no globo.

A expectativa também é de que o preço do petróleo continue caindo no ano que vem, aliviando a alta de preços de energia. Além disso, os efeitos "defasados e contínuos" das taxas de juros elevadas deverão manter a atividade mundial fraca.

continua após publicidade

Mesmo assim, o potencial para um choque inflacionário decorrente de tensões geopolíticas ainda é alto, e por isso os bancos centrais devem estar prontos para aumentar as taxas em uma resposta rápida, diz o Banco. Não só, as pressões contínuas que mantiveram a inflação elevada podem voltar a persistir e obrigar os bancos centrais a desencadear uma queda mais acentuada da atividade econômica, forçando uma recessão em alguns países, destaca.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mundo pode ficar 'cautelosamente otimista' com redução da inflação em 2024, diz Banco Mundial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!