MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mundo não parece caminhar para cenário de estagflação, diz diretor do Fed

O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Christopher Waller disse nesta terça-feira, 19, que o mundo não parece estar prestes a enfrentar um cenário tradicional de estagflação. Durante um evento virtual organizado pela Universidade de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2021, 17:20:00 Editado em 19.10.2021, 17:29:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Christopher Waller disse nesta terça-feira, 19, que o mundo não parece estar prestes a enfrentar um cenário tradicional de estagflação. Durante um evento virtual organizado pela Universidade de Stanford, o dirigente afirmou que os preços podem continuar em alta, mas o mercado de trabalho não deve piorar.

continua após publicidade

Na avaliação de Waller, embora tenha havido uma desaceleração "significativa" do crescimento no terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos deve se recuperar no primeiro semestre de 2022.

As causas desse freio na retomada econômica, segundo o dirigente do Fed, são o aumento repentino de casos de covid-19 ligados à variante Delta e a expansão das restrições de oferta.

continua após publicidade

Waller, contudo, espera que essa moderação da retomada seja "temporária". Ele disse que o impacto da Delta parece já ter chegado ao pico. "Esse atraso significa que minhas perspectivas de médio prazo para o crescimento econômico realmente não mudaram muito, e que prevejo que a forte recuperação continuará", afirmou.

Cenário de inflação

O diretor do Federal Reserve disse ainda esperar que a alta da inflação nos Estados Unidos desacelere no próximo ano, mas ressaltou que ainda está "muito preocupado" com o risco de a inflação não ser transitória. "A inflação tem estado mais alta este ano do que eu e a maioria dos analistas esperavam. Não tem estado alto há apenas um ou dois meses, tem estado alta o ano todo. É importante reconhecer isso", afirmou.

continua após publicidade

Waller ainda espera que a inflação norte-americana, atualmente acima de 5% no acumulado em 12 meses, convirja para a meta de 2% em 2022. "Para o Fed, a questão é se a inflação mais alta neste ano prejudica o movimento em direção às nossas metas econômicas", frisou.

Na visão dele, os próximos meses serão "cruciais" para determinar a alta inflacionária é transitória ou não. Ele disse que está acompanhando de perto os preços dos serviços de habitação, que podem indicar uma inflação mais permanente.

Resposta 'mais agressiva'

continua após publicidade

O diretor do Federal Reserve disse também que um cenário no qual a inflação continua alta nos Estados Unidos pode exigir uma resposta da política monetária "mais agressiva" do que apenas o processo de tapering, a redução gradual das compras de ativos.

"Se as leituras mensais da inflação continuarem altas durante o restante deste ano, uma resposta de política mais agressiva do que apenas um tapering pode ser justificada em 2022", afirmou o dirigente.

continua após publicidade

Segundo Waller, uma elevação antecipada da taxa básica de juros, atualmente na faixa entre 0% e 0,25% ao ano, poderia ocorrer se o risco de a inflação ficar "consideravelmente" acima de 2% no próximo ano se concretizar. "Uma consideração importante será o meu julgamento sobre se as expectativas de inflação correm o risco de se tornarem 'desancoradas'", frisou.

Em um cenário como esse, de acordo com Waller, a meta inflacionária do Fed perderia credibilidade.

Cronograma

O diretor do Federal Reserve disse ainda nesta terça-feira que é favor de um cronograma para o tapering no qual o processo de redução gradual das compras de ativos termine em meados de 2022.

Na avaliação do dirigente, já houve "progresso substancial" em direção às metas de inflação e máximo emprego do Fed. Esse foi o critério estabelecido pela instituição, no forward guidance adotado em dezembro de 2020, para iniciar o processo de retirada dos estímulos à economia. "Podemos ter ganhos de emprego muito saudáveis no último trimestre deste ano."

E ponderou: "É claro que, se as condições econômicas e as perspectivas se deteriorassem significativamente, poderíamos desacelerar ou interromper essa redução."

Por outro lado, se a economia se fortalecer mais do que o esperado, segundo o dirigente do Fed, encerrar o tapering na metade de 2022 abriria espaço para uma elevação antecipada da taxa básica de juros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mundo não parece caminhar para cenário de estagflação, diz diretor do Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!