Mundo deve ter contração de 3,8% do PIB, com piora em China e Índia, diz IIF - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Economia

Mundo deve ter contração de 3,8% do PIB, com piora em China e Índia, diz IIF

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Instituto Internacional de Finanças (IIF, na sigla em inglês) estimou nesta quinta-feira que a recessão global em virtude da pandemia será de 3,8% no PIB em 2020. O resultado é "substancialmente" pior que a contração de 0,4% no PIB em 2009 após a crise financeira, lembra o IIF, mas nas economias avançadas as experiências são "comparáveis", pontua.

Em 2020, China e Índia são responsáveis por grande parte na queda do crescimento global, aponta o instituto.

Diferente da crise de 2009, quando a o grande estímulo chinês em infraestrutura deu impulso às commodities e ao crescimento, a ausência desse fatores será uma questão chave para os mercados emergentes agora, avalia o IIF, o que afeta especialmente regiões dependentes da exportação de matérias primas, como a América Latina, indica.

O IIF aponta que a Índia sofre uma grande contração econômica, mas em 2009 havia registrado crescimento. No caso da China, há crescimento, mas bem menor do que na crise financeira daquele ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Mundo deve ter contração de 3,8% do PIB, com piora em China e Índia, diz IIF"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.