MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

MP da reoneração gera novo embate

O trecho da medida provisória (MP) que trata da desoneração da folha de pagamentos dos municípios com até 142 mil habitantes se tornou foco de um novo embate entre o Planalto e o Congresso.Um dia após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dize

Redação, O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação, O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 01.03.2024, 08:12:00 Editado em 01.03.2024, 08:19:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O trecho da medida provisória (MP) que trata da desoneração da folha de pagamentos dos municípios com até 142 mil habitantes se tornou foco de um novo embate entre o Planalto e o Congresso.

continua após publicidade

Um dia após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dizer que pretende negociar a retomada da medida, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou ontem que o tema "não é um assunto tão maduro" quanto o da desoneração dos 17 setores da economia.

A medida provisória 1202, assinada no fim do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, revogou o dispositivo aprovado pelo Congresso que favorecia as prefeituras. O trecho também constava na MP da desoneração da folha de salários de 17 segmentos da economia. Na terça-feira, o governo só recuou nos artigos que tratavam do setor privado.

continua após publicidade

A lei aprovada pelo Congresso previa uma redução, de 20% para 8%, na contribuição das prefeituras.

Segundo Wagner, há um impasse maior no governo para uma solução sobre o assunto. "Não é um assunto tão maduro quanto era a desoneração, que já vinha vindo de longa data", afirmou.

Mesmo assim, o líder do governo disse que o governo "quer botar um ponto final" e resolver a situação dos municípios. Segundo ele, "as prefeituras pequenas de baixo orçamento não têm condição de pagar o que pagam" e, por isso, é preciso encontrar uma solução definitiva.

continua após publicidade

Na quarta-feira, 28, na sessão do Senado, Pacheco tinha dito que a não revogação do trecho da MP que afetava os municípios não indicava "uma quebra de acordo" do governo com o Congresso - ele se referia à pressão para que a reoneração dos 17 setores da economia fosse revertida. "Vamos ter uma solução", disse Pacheco.

As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "MP da reoneração gera novo embate"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!