MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Movimento mais rápido e forte pode fazer alta total da Selic ser menor, diz BC

Demonstrando otimismo sobre a recuperação da atividade econômica, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira, 30, que a autarquia atuou para frear rapidamente a inflação ao iniciar o ciclo de aperto monetário com agre

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.03.2021, 15:41:00 Editado em 30.03.2021, 15:47:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Demonstrando otimismo sobre a recuperação da atividade econômica, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira, 30, que a autarquia atuou para frear rapidamente a inflação ao iniciar o ciclo de aperto monetário com agressividade maior do que o esperado. Segundo ele, a decisão de fazer um aumento da Selic mais rápido e forte pode fazer com que a alta total da taxa seja menor no fim do ciclo.

continua após publicidade

"O movimento mais rápido e forte pode fazer alta total da Selic ser menor", disse Campos Neto no Encontro Daycoval - Perspectivas Econômicas e de Investimentos para o Brasil 2021, evento que conta com apoio do Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) e do jornal O Estado de S. Paulo.

O presidente do BC observou que a aceleração dos preços vinha contaminando as expectativas para a inflação de 2022 e a Selic a 2% - alterada neste mês para 2,75% - era apropriada para um quadro pior de atividade e inflação, um cenário que, segundo ele, não aconteceu.

continua após publicidade

Segundo Campos Neto, grande parte da inflação de curto prazo vem de commodities e câmbio, com preços do petróleo pressionados pela taxa de crescimento global e restrições de oferta da Opep.

Ao justificar o aumento acima do esperado da Selic, ele reconheceu que a inflação mostrou comportamento mais persistente e intenso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Movimento mais rápido e forte pode fazer alta total da Selic ser menor, diz BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!