MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mourão: Proposta de reforma tributária fere pacto federativo e governadores e prefeitos reagem

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse neste sábado, 1º, que a proposta de reforma tributária em discussão no Congresso Nacional fere o pacto federativo e pode condenar o principal objetivo, de simplificação dos tributos via legislação única.Mo

Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 01.07.2023, 18:32:00 Editado em 01.07.2023, 18:37:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse neste sábado, 1º, que a proposta de reforma tributária em discussão no Congresso Nacional fere o pacto federativo e pode condenar o principal objetivo, de simplificação dos tributos via legislação única.

continua após publicidade

Mourão defendeu a criação de uma legislação única e, ao mencionar o pacto federativo, sugeriu contrariedade à criação de um Conselho Federativo que controle a arrecadação no lugar de estados e municípios. Ele fez os comentários em entrevista ao jornalista Roberto D'Avila, na GloboNews.

"É um assunto que, na minha visão, rompe o pacto federativo. Nós estamos vendo reações de governadores, dos prefeitos das grandes cidades. E qual é o problema central? A pergunta é sempre a seguinte: qual é o problema que nós temos que resolver? Nós temos um sistema tributário que é complicado e caro. Então vamos simplificar. Hoje cada estado tem uma legislação para o ICMS e cada município tem uma legislação para o ISS. Então acho que a grande coisa é criar uma legislação única. Na primeira parte resolvemos isso, e depois vamos avançar para questões posteriores", disse.

continua após publicidade

O senador, que foi vice-presidente da República de Jair Bolsonaro (PL), disse ver a questão com "apreensão", por não estar sendo discutida no Congresso de "forma ordenada".

"Acho que vamos ter uma discussão muito grande, da forma que isso está colocado, e não vamos chegar a lugar nenhum. Não vamos resolver o problema que a gente quer resolver. Nunca aquele aforisma 'o ótimo é inimigo do bom' foi tão verdadeiro", continuou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mourão: Proposta de reforma tributária fere pacto federativo e governadores e prefeitos reagem"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!