MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Motta: talvez País esteja precisando de um 'shutdown' para todo mundo sair da zona de conforto

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que talvez seja necessário um "shutdown" para que haja uma revisão dos gastos públicos. As declarações ocorreram durante debate promovido pelos jornais Valor Econômico, O Globo e

Victor Ohana e Naomi Matsui (via Agência Estado)

·
Escrito por Victor Ohana e Naomi Matsui (via Agência Estado)
Publicado em 09.06.2025, 14:13:00 Editado em 09.06.2025, 14:21:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que talvez seja necessário um "shutdown" para que haja uma revisão dos gastos públicos. As declarações ocorreram durante debate promovido pelos jornais Valor Econômico, O Globo e a rádio CBN com o tema "Agenda Brasil, o cenário fiscal brasileiro", na manhã desta segunda-feira 9.

continua após publicidade

Na ocasião, Motta listou medidas debatidas na reunião realizada no domingo, 8, entre integrantes da equipe econômica do governo e lideranças do Congresso Nacional para definir alternativas à alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

"Chegou a um certo momento lá na discussão em que um determinado ator importante do governo disse: vai ter um shutdown se derrubar a medida do IOF. Eu disse: talvez seja o que o Brasil esteja precisando para todo mundo sair da sua zona de conforto. Está todo mundo olhando a situação, mas ninguém quer abrir mão de nada", afirmou o parlamentar.

continua após publicidade

Motta continuou: "O cara que tem um incentivo não quer deixar de ter um incentivo. Quem está ali ganhando salário acima do teto não quer deixar de ganhar o salário acima do teto. O Parlamento não quer discutir corte de emendas. O governo não quer discutir isso porque mexe na base tal. Então, talvez seja isso que o Brasil precise para a gente fazer uma reavaliação daquilo que não está certo."

Durante o evento, Motta disse que houve pouco debate sobre medidas "estruturantes" na reunião do domingo. Além disso, segundo o presidente da Câmara, o Congresso ainda deve avaliar se concorda com as propostas do governo que servirão de alternativa às mudanças na cobrança do IOF e pode haver um "descasamento".

No domingo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo editará uma medida provisória para "recalibrar" o decreto que elevou as alíquotas do IOF, há duas semanas. O instrumento tem validade imediata, mas temporária, e deve ser aprovado pelo Congresso para entrar em vigor de forma permanente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Motta: talvez País esteja precisando de um 'shutdown' para todo mundo sair da zona de conforto"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!