MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Moody's vê avanço de pagamento via WhatsApp como negativo para rating de bancos

A agência de classificação de risco Moody's vê o avanço da solução de pagamentos do WhatsApp, que pertence ao Facebook, como negativo para o rating dos bancos brasileiros. Com a autorização para o envio e recebimento de dinheiro por meio do aplicativo de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2021, 15:48:00 Editado em 05.05.2021, 15:57:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A agência de classificação de risco Moody's vê o avanço da solução de pagamentos do WhatsApp, que pertence ao Facebook, como negativo para o rating dos bancos brasileiros. Com a autorização para o envio e recebimento de dinheiro por meio do aplicativo de mensagens, a visão da classificadora é a de que outros serviços financeiros podem vir a reboque.

continua após publicidade

"A nova plataforma também permitirá que o Facebook monitore as transferências de dinheiro ao longo do tempo, provavelmente dando à big tech a oportunidade de alavancar outros serviços financeiros além dos pagamentos", avalia a Moody's em comentário ao mercado.

Essa estratégia, de acordo com a agência, pode acelerar com a implementação do open banking, que permitirá o compartilhamento de informações de clientes entre agentes do sistema financeiro, no Brasil este ano.

continua após publicidade

"A disrupção digital adicional para os bancos brasileiros causada pela expansão do Facebook também seria negativa para o rating", acrescenta a Moody's.

A solução de pagamentos do WhatsApp foi relançada no País na terça-feira, 4, após o BC autorizar a big tech há cerca de um mês, após nove meses de suspensão por parte do regulador.

Os usuários podem transferir até R$ 1 mil por operação, em um total de 20 envios por dia, com limite de R$ 5 mil por mês. O limite poderá ser menor, a depender de cada banco.

continua após publicidade

De três emissores, a solução de pagamentos do WhatsApp foi relançada com um apoio mais robusto, com a adesão de nove instituições financeiras: Banco do Brasil, Inter, Bradesco, next, Itaú, Mercado Pago, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, além das bandeiras internacionais Visa e Mastercard, e a Cielo, como a maquininha oficial.

Em paralelo ao processo de aval do BC, a big tech iniciou um trabalho para atrair pesos pesados para a ferramenta, conforme antecipou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) no fim do mês passado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Moody's vê avanço de pagamento via WhatsApp como negativo para rating de bancos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!