MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Monitor do PIB da FGV aponta alta de 0,3% em maio ante abril

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve uma elevação de 0,3% em maio ante abril, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com maio de 2023, a atividade econômica tev

Denise Luna (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 16.07.2024, 10:39:00 Editado em 16.07.2024, 10:44:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve uma elevação de 0,3% em maio ante abril, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com maio de 2023, a atividade econômica teve expansão de 1,3%.

continua após publicidade

"O crescimento da economia em maio, na comparação com abril, teve forte influência do desempenho do consumo das famílias, que registrou a maior alta do ano neste mês. Os investimentos também cresceram nesse período. Esses fatos revelam uma demanda interna aquecida", avaliou a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece.

Segundo ela, do ponto de vista da produção, o cenário é um pouco diferente. Entre as três grandes atividades econômicas, apenas a agropecuária teve crescimento, enquanto a indústria e o setor de serviços se mostraram estáveis.

continua após publicidade

"Este cenário mostra que, embora a demanda interna esteja aquecida, a capacidade produtiva interna não demonstra a mesma força", informou.

O consumo das famílias cresceu 4,6% no trimestre terminado em maio e a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) teve alta de 4,5%, na mesma comparação.

"O consumo continua crescendo em todas as categorias, porém com maior influência do consumo de serviços e de produtos não duráveis. Apesar disso, nota-se que a trajetória ascendente observada desde o início do ano, foi interrompida, o que pode indicar perda de fôlego do consumo. Apenas o consumo de produtos não duráveis cresceu entre o trimestre móvel findo em abril e trimestre móvel findo em maio", informou a FGV.

Já a taxa de investimento em maio foi de 18%, na série a valores correntes, pouco acima da taxa de investimentos média desde 2000.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Monitor do PIB da FGV aponta alta de 0,3% em maio ante abril"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!