MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Moedas globais: libra e euro avançam sobre dólar, com feriado nos EUA e de olho em BCs

O dólar caiu contra rivais, em dia de liquidez reduzida por conta de feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. A libra recebeu apoio de dado que mostrou expansão do setor de serviços, enquanto o euro repercutiu ata do Banco Central Europeu (BCE). Entr

Maria Lígia Barros (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Lígia Barros (via Agência Estado)
Publicado em 23.11.2023, 18:14:00 Editado em 24.11.2023, 14:16:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dólar caiu contra rivais, em dia de liquidez reduzida por conta de feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. A libra recebeu apoio de dado que mostrou expansão do setor de serviços, enquanto o euro repercutiu ata do Banco Central Europeu (BCE). Entre emergentes, lira e rand sul-africanos avançaram após decisões dos BCs locais, mas o dólar blue teve alívio ante o peso argentino no câmbio paralelo.

continua após publicidade

O índice DXY, que mede o dólar ante seis rivais fortes, caía 0,16% hoje por volta de 18h, aos 103,753 pontos.

Os índices de gerentes de compras (PMIs) da zona do euro, da Alemanha e do Reino Unido subiram todos mais do que o esperado. Apesar disso, só o PMI industrial britânico conseguiu ficar acima da marca de 50, ou seja, indicando expansão da atividade - o que impulsionou a libra contra o dólar. A Capital Economics afirmou que a atividade não está forte o suficiente para reduzir pressões inflacionárias e, por isso, não acha que o Banco da Inglaterra (BoE) conseguirá iniciar o ciclo de cortes até o fim de 2024. Por volta das 18h (de Brasília), a libra subia a US$ 1,2535.

continua após publicidade

Ainda na Europa, a ata do BCE foi outro destaque. Para o analista Craig Erlam, da Oanda, o documento veio em grande medida como era de se esperar, "com os formuladores de política ainda não preparados para declarar vitória sobre a inflação, insistindo em manter a porta aberta para outro aumento das taxas, e ao mesmo tempo reconhecendo que estão no bom caminho para trazer a inflação de volta à meta até 2025". PMIs e a ata somados, o euro subia a 1,0908 dólar, no horário citado.

Entre emergentes, o rand sul-africano se valorizou, com o dólar caindo a 18,8226 rands na esteira da decisão monetária do BC da África do Sul de deixar juros básicos inalterados em 8,25%. A lira turca também subiu ante o dólar, com a moeda americana ficando a 28,8051 liras, depois que o BC da Turquia elevou sua taxa básica de juros de 35% a 40%.

Na Argentina, o governo de Alberto Fernández determinou aumento no imposto sobre o dólar tarjeta, fazendo com que sua cotação subisse a 950 pesos. O dólar blue, negociado no mercado paralelo da Argentina, caía a 1.015 pesos. No câmbio oficial, o dólar subia a 357,1659 pesos, de 356,6422 pesos no fim da tarde de ontem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Moedas globais: libra e euro avançam sobre dólar, com feriado nos EUA e de olho em BCs"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!