MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Moedas globais: dólar sobe, após CPI trazer números acima e ajustar expectativas para Fed

O dólar se valorizou hoje, apoiado pelo fato de que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) trouxe números acima do esperado hoje, o que levou investidores a ajustar expectativas para a trajetória da política monetária do Federal Reserv

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 10.04.2024, 17:38:00 Editado em 10.04.2024, 17:43:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dólar se valorizou hoje, apoiado pelo fato de que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) trouxe números acima do esperado hoje, o que levou investidores a ajustar expectativas para a trajetória da política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Com isso, o iene atingiu mínimas em quase 34 anos, o que reforçava especulações sobre eventual intervenção oficial para conter a moeda do Japão.

continua após publicidade

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 152,96 pontos, o euro recuava a US$ 1,0747 e a libra tinha baixa a US$ 1,2543. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrou alta de 1,05%, a 105,245 pontos.

O CPI dos EUA subiu 0,4% em março ante fevereiro, acima da mediana dos analistas consultados peloProjeções Broadcast, de alta de 0,3%. O núcleo do índice avançou também 0,4%, quando se esperava 0,3%, com as leituras anuais também acima da previsão.

continua após publicidade

O dólar recebeu impulso diante do dado, que motivou ajustes nas apostas do mercado para a trajetória dos juros neste ano pelo Fed. Entre analistas, a Oxford Economics, por exemplo, ponderava que poderia haver apenas dois cortes neste ano, nesse quadro.

À tarde, o BC americano divulgou ata de sua mais recente reunião de política monetária. O documento reforçou a cautela dos dirigentes diante da inflação, bem como trouxe registros sobre o diálogo interno para reduzir o ritmo da redução no balanço do BC. Na avaliação da Pantheon, a ata mostrava que crescia a chance de o Fed agir mais lentamente nos cortes de juros.

Entre outras moedas em foco, o dólar se valorizava a 1,3680 dólar canadense. O BC do Canadá manteve sua taxa básica de juros hoje pela sexta vez seguida, em 5%, em linha com o esperado pelo mercado. O BC canadense sinalizou que um corte de juros em junho seria uma possibilidade, mas também acrescentou que precisa ver mais antes de ter confiança de que o progresso rumo à estabilidade de preços é sustentável. Para o Wells Fargo, o dólar canadense pode sofrer pressão de baixa nos próximos meses, com a perspectiva de que o BC local seja mais relaxado que o Fed.

O ING, por sua vez, avalia em relatório que dados mais recentes sugerem que o dólar não perdeu espaço no câmbio global no último ano, ao contrário do euro. O quadro levou a "algum rebalanceamento em favor das moedas asiáticas", enquanto o yuan enfrenta desafios como moeda de reserva, mas faz progressos como divisa para transações, aponta. Para o ING, o dólar mantém a posição dominante, mas há uma crescente diversificação regional nos mercados cambiais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Moedas globais: dólar sobe, após CPI trazer números acima e ajustar expectativas para Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!