MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Moedas Globais: dólar opera em alta com confirmação de tarifas de Trump e dados dos EUA

O dólar registrou forte valorização nesta quinta-feira, 27, em relação a outras moedas fortes. O anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmando que as tarifas de 25% contra Canadá e México, além de uma tarifa adicional de 10% sobre a

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 27.02.2025, 18:05:00 Editado em 27.02.2025, 18:13:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dólar registrou forte valorização nesta quinta-feira, 27, em relação a outras moedas fortes. O anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmando que as tarifas de 25% contra Canadá e México, além de uma tarifa adicional de 10% sobre a China, serão impostas na próxima semana, impulsionou a moeda americana, que viu alta frente ao euro, ao peso mexicano e ao dólar canadense. Antes disso, o PIB americano e o índice de gastos com consumo (PCE) do quarto trimestre já haviam dado fôlego à moeda.

continua após publicidade

O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de seis moedas fortes, fechou em alta de 0,78%, a 107,244 pontos, com a moeda americana avançando a 149,76 ienes. O euro, por sua vez, caía a US$ 1,0405, e a libra operava em queda a US$ 1,2611. O dólar americano avançou a 20,5035 pesos mexicanos e subiu a 1,4447 dólares canadenses.

O republicano também afirmou que espera fechar um acordo comercial com o Reino Unido em breve.

continua após publicidade

Para a Capital Economics, as expectativas de aumento nas tarifas de importação dos EUA, especialmente sobre os produtos chineses, "apontam para um dólar mais forte". Além disso, a expectativa de que o Fed mantenha as taxas de juros inalteradas ao longo do ano, devido às políticas de Trump, que poderiam ser estagflacionárias, deve beneficiar o dólar.

O LMAX Group observa que o dólar se valoriza à medida que "a tensão comercial envolvendo Trump continua a gerar interesse", embora acredite que isso seja mais uma tática de negociação.

No contexto das tarifas, o euro não conseguiu se beneficiar da cautela emitida pela ata da última reunião do Banco Central Europeu (BCE). Divulgado hoje, o documento apontou que os riscos de baixa para o crescimento econômico da zona do euro ainda não são suficientemente graves para justificar cortes de juros acelerados, sendo necessária cautela devido à elevada incerteza.

Nos EUA, Beth Hammack, presidente do Fed de Cleveland, afirmou que a política monetária atual não está "significativamente restritiva" e que uma abordagem paciente oferece mais tempo para monitorar dados. Já o presidente do Fed de Kansas, Jeffrey Schmid, destacou que os índices sugerem que o BC americano está próximo de atingir seu duplo mandato. Patrick Harker, presidente do Fed de Filadélfia, reforçou que a política monetária dos EUA segue "restritiva o suficiente para continuar colocando pressão descendente sobre a inflação no longo prazo".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Moedas Globais: dólar opera em alta com confirmação de tarifas de Trump e dados dos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!