MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Moedas globais: dólar opera com leve perdas, com atenção a dados e dirigentes de BCs

O dólar registrou leve perdas no exterior hoje, em uma sessão que teve intensa atenção à divulgação de indicadores e aos comentários de dirigentes de bancos centrais. Alguns números, como os pedidos de auxílio-desemprego, apresentaram um quadro de desacel

Matheus Andrade, especial para o Broadcast (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Andrade, especial para o Broadcast (via Agência Estado)
Publicado em 16.11.2023, 18:29:00 Editado em 17.11.2023, 08:26:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dólar registrou leve perdas no exterior hoje, em uma sessão que teve intensa atenção à divulgação de indicadores e aos comentários de dirigentes de bancos centrais. Alguns números, como os pedidos de auxílio-desemprego, apresentaram um quadro de desaceleração da economia americana, no entanto, integrantes do Federal Reserve (Fed) seguem cautelosos sobre a postura da autoridade.

continua após publicidade

O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, caiu 0,04%, aos 104,349 pontos. Ao fim da tarde, o dólar caía a 150,73 ienes, o euro recuava a US$ 1,0846 e a libra tinha baixa a US$ 1,2409.

O recuo no índice de confiança das construtoras, medido pelo NAHB, complementa o quadro geral de arrefecimento das pressões inflacionárias e desaceleração da economia americana. O Brown Brothers Harriman (BBH) tem visão cautelosa, notando que até mesmo os membros mais dovish do Fed parecem "cada vez mais preocupados" com a resiliência da economia e as "expectativas do mercado de relaxamento monetário agressivo". Para o BBH, este conflito de narrativas manterá o dólar vulnerável até o mercado consolidar expectativa de aperto monetário por tempo prolongado.

continua após publicidade

"Face ao euro, estamos cautelosos com os dados econômicos que surpreendem sazonalmente em alta na Zona Euro nesta altura do ano, o que coincide com o nosso apelo de que os dados fracos em todo o bloco podem estar no fundo do poço", aponta a Convera. A avaliação é de que os indicadores possam dar algum impulso ao euro, mas que deve ser modesto, devido às perspectivas para a política do Banco Central Europeu (BCE). O dirigente Mário Centeno, disse, quanto à subida significativa das taxas de juros, que "desejavelmente não vão voltar a zero", mas que espera que desçam para um intervalo entre 2% e 2,5%, compatível com uma taxa de inflação de 2% a médio prazo.

Já o vice-presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Dave Ramsden, afirmou hoje que as últimas projeções do conselho de política monetária da autoridade indicam que a postura do banco central deverá provavelmente ser restritiva durante um longo período de tempo.

Já o dólar blue e recuou hoje na Argentina, apesar das incertezas antes do segundo turno das eleições presidenciais, marcado para o domingo. Ontem, o governo descongelou a cotação oficial e iniciou um processo de "microdesvalorização" da divisa argentina, mas não fez novos ajustes hoje. Segundo levantamento do jornal Ámbito Financiero, o dólar blue caia 15 pesos argentinos e é vendido a 955 pesos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Moedas globais: dólar opera com leve perdas, com atenção a dados e dirigentes de BCs"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!