MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Moedas: dólar tem viés de alta no exterior, após PPI ampliar aposta por aperto

O dólar avançou ante boa parte dos rivais na sessão desta quinta-feira, após dirigentes do Federal Reserve (Fed) reforçarem expectativa por contínuo aperto monetário, na esteira de um dado de inflação no atacado mais elevado que o esperado.O índice de pre

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 16.02.2023, 18:37:00 Editado em 16.02.2023, 18:42:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dólar avançou ante boa parte dos rivais na sessão desta quinta-feira, após dirigentes do Federal Reserve (Fed) reforçarem expectativa por contínuo aperto monetário, na esteira de um dado de inflação no atacado mais elevado que o esperado.

continua após publicidade

O índice de preços ao produtor (PPI) subiu 0,7% em janeiro ante dezembro, mais que o mercado previa. O número agravou as preocupações quanto à trajetória inflacionária na maior economia do planeta e ampliou as apostas por uma elevação de 50 pontos-base no encontro de março, embora a precificação de alta de 25 pontos-base ainda seja majoritária.

Inicialmente, o dólar reagiu em alta ao indicador, mas o movimento arrefeceu ao longo da tarde. No ajuste de fechamento, o índice DXY, que mede a moeda americana ante seis rivais fortes, fechou com perda marginal de 0,06%, a 103,856 pontos.

continua após publicidade

Durante a tarde, o presidente da distrital do Fed em St. Louis, James Bullard, disse não descartar um aumento de meio ponto porcentual nos juros no mês que vem. Mais cedo, a líder da regional de Cleveland, Loretta Mester, já havia dito que não há garantias de que os próximos aumentos serão todos de 25 pontos-base.

Assim, perto do fechamento das bolsas de Nova York, o euro caía a US$ 1,0679 e a libra, a US$ 1,1996. A moeda americana recuava a 133,90 ienes. Segundo o ING, a força da divisa dos EUA reflete a combinação de dados de atividade sólido com a retórica dura do Fed. "É difícil ver isso mudando no curto prazo", avalia.

Apesar disso, o HSBC Global Research prevê que o impulso recente ao dólar não deve se sustentar, à medida que a economia global demonstra sinais de resiliência. "Isso sugere que um melhor apetite ao risco provavelmente vencerá e pressionará o dólar", destaca.

Na Europa, o economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE), Huw Pill, argumentou que seria prematuro declarar vitória contra a inflação no Reino Unido. Já o Banco Central Europeu (BCE) ressaltou, em um boletim econômico, que as pressões inflacionárias na zona do euro seguem fortes, mesmo que os riscos estejam mais equilibrados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Moedas: dólar tem viés de alta no exterior, após PPI ampliar aposta por aperto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!