MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Moedas: dólar tem alta modesta no dia, com baixa em todo o ano de 2023

O dólar subiu levemente ante outras moedas principais, nesta sexta-feira, 29, mas caiu em todo o ano atual, em boa medida pela pressão mais para o fim de 2023 com a perspectiva de cortes de juros mais adiante nos Estados Unidos, pelo Federal Reserve (Fed,

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 29.12.2023, 18:31:00 Editado em 29.12.2023, 18:35:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dólar subiu levemente ante outras moedas principais, nesta sexta-feira, 29, mas caiu em todo o ano atual, em boa medida pela pressão mais para o fim de 2023 com a perspectiva de cortes de juros mais adiante nos Estados Unidos, pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Enquanto isso, analistas ponderavam sobre os próximos passos do mercado cambial.

continua após publicidade

No fim da tarde em Nova York, o dólar recuava a 141,02 ienes, o euro caía a US$ 1,1044 e a libra avançava a US$ 1,2750. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrou alta de 0,10% no dia, a 101,333 pontos. Mas o DXY teve queda de 0,34% na semana, de 2,09% no mês de dezembro e de 2,52% em todo o ano.

Em comentário a clientes, o Swissquote diz que "não se surpreenderia" se o dólar se recuperasse nas primeiras semanas de 2024. Segundo ele, o euro deve ficar sob pressão, diante das previsões de corte de juros também pelo Banco Central Europeu (BCE), e alguns dirigentes mais dovish do Fed poderiam ponderar a postura, em suas próximas declarações. O dólar poderia ainda se recuperar frente ao iene, "caso os japoneses consigam acalmar as ambições dos falcões do Banco do Japão (BoJ)", comenta ainda. O BC japonês avalia se abandona mais adiante sua política muito relaxada, mas o presidente Kazuo Ueda tem advertido que isso, caso ocorra, não deve ser realidade no futuro próximo, embora tampouco descarte a alternativa.

continua após publicidade

Hoje, o dólar perdeu fôlego ante rivais, após o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria dos EUA apontar contração no setor, ao cair a 46,9 em dezembro, segundo o Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) de Chicago.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Moedas: dólar tem alta modesta no dia, com baixa em todo o ano de 2023"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!