MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Modelos de inflação não devem ser único fator para análise sobre juros, diz dirigente do BCE

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Isabel Schnabel defendeu nesta quarta-feira, 17, que os modelos de projeções de inflação devem ser apenas mais um fator considerado na análise da política monetária, não o único ou principal. Em discurso durante c

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 17.04.2024, 13:14:00 Editado em 17.04.2024, 13:19:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Isabel Schnabel defendeu nesta quarta-feira, 17, que os modelos de projeções de inflação devem ser apenas mais um fator considerado na análise da política monetária, não o único ou principal. Em discurso durante conferência do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Washington D.C, Schnabel explicou que, embora facilitem a comunicação, essas previsões podem criar uma sensação falsa de precisão. "Por mais que melhoremos os nossos modelos, as projeções estarão sempre rodeadas de um grau significativo de incerteza", disse.

continua após publicidade

A dirigente afirmou também que choques de oferta tendem a dificultar a elaboração de estimativas. Segundo ela, a política monetária atua primariamente pelo lado da demanda.

De qualquer forma, a dirigente lembrou que as expectativas de inflação permaneceram ancoradas em cerca de 2% em economias desenvolvidas, o que confirma a contínua confiança em bancos centrais, no entendimento dela. "O aumento pós-pandemia da inflação validou, em vez de refutar, o sistema de metas de inflação", disse.

continua após publicidade

Schnabel comentou ainda que, nos últimos meses, os mercados reprecificaram várias vezes as expectativas para a trajetória futura dos juros. Na visão dele, esses movimentos mostram que investidores esperam que os BCs sigam focados na trajetória inflacionária.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Modelos de inflação não devem ser único fator para análise sobre juros, diz dirigente do BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!