MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

MME: Brasil fecha acordo sobre aumento de produção em Jirau em 750 MW

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou nesta terça-feira, 9, memorandos de entendimento com a Bolívia, incluindo a interconexão dos "sistemas de transmissão e distribuição" de energia elétrica e a modificação da operação da Usina Hidre

Renan Monteiro e Luciana Collet (via Agência Estado)

·
Escrito por Renan Monteiro e Luciana Collet (via Agência Estado)
Publicado em 09.07.2024, 22:09:00 Editado em 09.07.2024, 22:14:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou nesta terça-feira, 9, memorandos de entendimento com a Bolívia, incluindo a interconexão dos "sistemas de transmissão e distribuição" de energia elétrica e a modificação da operação da Usina Hidrelétrica da UHE Jirau na "quota 90".

continua após publicidade

Pela previsão, a adoção dessa quota no Rio Madeira permitirá elevar a produção de energia na hidrelétrica Jirau em 750 megawatts (MW). A usina hidrelétrica Jirau tem entre seus acionistas a Engie (40%), a Eletrobrás (40%) e a Mizha Participações S.A. (20%), subsidiária da Mitsui & CO.

A assinatura dos acordos ocorreram em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com a presença do presidente Lula.

continua após publicidade

Um terceiro acordo foi um aditivo a um memorando de 2027, assinado entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério de Hidrocarbonetos da Bolívia, assinado em 2007, sobre a "integração energética" entre os dois países por meio da utilização da infraestrutura de dutos já existente no transporte de gás natural.

Essa interligação atende atendo o mercado brasileiro, segundo o MME. Ficaram previstos a avaliação e execução de projetos de exploração por meio de novos operadores na região.

A interligação se dará entre as subestações Guajará-Mirim (RO/Brasil) e Guayaramerin (Bolívia), e entre as subestações Epitaciolândia (AC/Brasil) e Cobija (Bolívia). "O objetivo do plano de conexão via sistema de distribuição é o de fornecer energia elétrica a localidades no norte da Bolívia, cujas redes elétricas atualmente operam de forma isolada", diz o MME, em nota.

continua após publicidade

Nesta última segunda-feira, Silveira esteve reunido com representantes do governo da Bolívia para tratar da possibilidade de compra direta de gás natural produzido no país vizinho. Ou seja, sem intermédio da Petrobras. Representantes do setor industrial brasileiro também estiveram presentes na reunião.

Jirau

O MME também informou que a geração de energia da Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau será otimizada, com flexibilização de regras operativas. Com isso, será permitido a continuidade da operação na quota 90 "constante ou ampliada durante o período de estiagem com ganhos energéticos" ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A usina é a quarta maior geradora de energia do Brasil em capacidade instalada. Segundo o balanço apresentada, com 50 unidades geradoras, a potência da usina é de 75 MW, com 3.750 MW de capacidade instalada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "MME: Brasil fecha acordo sobre aumento de produção em Jirau em 750 MW"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!