MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ministro diz que pretende elevar modal ferroviário para 40% da matriz até 2035

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira, 18, que pretende elevar para 40% a participação do modal ferroviário na matriz logística até 2035. Hoje, as ferrovias correspondem a menos de 20% da matriz.Ele apontou que a evolução do

Amanda Pupo e Marlla Sabino (via Agência Estado)

·
Escrito por Amanda Pupo e Marlla Sabino (via Agência Estado)
Publicado em 18.01.2023, 13:35:00 Editado em 18.01.2023, 13:37:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira, 18, que pretende elevar para 40% a participação do modal ferroviário na matriz logística até 2035. Hoje, as ferrovias correspondem a menos de 20% da matriz.

continua após publicidade

Ele apontou que a evolução do modal ferroviário irá modernizar a logística, aumentar a competitividade e a sustentabilidade socioambiental, além de dar mais segurança às rodovias.

A declaração foi dada em coletiva de anúncio sobre o plano de trabalho dos primeiros 100 dias da pasta, que inclui obras em ferrovias e abertura de estudos para novos projetos.

continua após publicidade

Ferrogrão e Fiol

O ministro dos Transportes elencou para o plano de 100 dias da pasta uma série de medidas focadas no setor ferroviário, envolvendo os projetos da Ferrogrão e das ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol) - que já teve um segmento leiloado - e de Integração Centro-Oeste (Fico).

Ele antecipou que o plano do ministério é fazer uma concessão 'pura' para viabilizar o corredor Fico-Fiol, que deve englobar o trecho 2 da Fiol, além da possibilidade de o trecho 3 também ser incluído na concessão.

continua após publicidade

Renan Filho não prevê a necessidade de novos recursos do orçamento a serem aplicados nessas ferrovias antes da concessão. Por ora, a expectativa é a de que o ministério publique em abril o edital para o remanescente de obras do lote 7F da Fiol 2, a partir dos investimentos cruzados - garantidos com as renovações antecipadas de contratos.

A avaliação do ministro é a de que, com obras chegando a 65% do traçado 2 da Fiol, já haveria condições para licitar o corredor. "Isso também já levantaria condições para investimentos a Fiol 3, com 100% privado", explicou Renan Filho.

O ministro dos Transportes também prevê que, até abril, a pasta feche a contratação da 3ª etapa de adequação do Ramal Ferroviário em Barra Mansa, no Rio, além de fazer visitas técnicas aos trechos 1 e 2 da Fiol, a Ferrovia Norte Sul, Fico e Transnordestina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro diz que pretende elevar modal ferroviário para 40% da matriz até 2035"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!