MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ministro diz que Brasil continua negociando TEC e cita diálogo com Argentina

O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto de Franco França, disse que o Brasil continua negociando a redução da Tarifa Externa Comum do Mercosul, que é a taxa cobrada na importação de produtos de fora do bloco. "Mantenho diálogo fluido com Argent

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.08.2021, 12:34:00 Editado em 19.08.2021, 12:41:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto de Franco França, disse que o Brasil continua negociando a redução da Tarifa Externa Comum do Mercosul, que é a taxa cobrada na importação de produtos de fora do bloco. "Mantenho diálogo fluido com Argentina. Continuamos negociando", afirmou, durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores do Senado, que debate o tema "Mercosul: tarifa externa comum e potencial de ampliação do bloco".

continua após publicidade

França lembrou que, no primeiro semestre, o Brasil propôs reduzir a TEC em 10% imediatamente e mais 10% no fim do ano.

A Argentina, contrária à redução linear, aceitou uma redução de 10% limitada a 75% da pauta comercial, o que o Brasil achou insuficiente.

continua após publicidade

Pelas regras do Mercosul, qualquer mudança no bloco só pode ser feita com consenso entre os membros, o que vem sendo usado pela Argentina para barrar a redução pretendida pelo Brasil. "Continuamos negociando. A regra do consenso não pode ser utilizada como veto nem impedir avanços do Mercosul", completou França.

Na audiência, o chanceler disse ainda que os sócios do Mercosul concordaram em retomar negociações de um acordo de livre comércio com o Peru e também estão previstas conversas para o aumento do comércio com o Equador.

Também participam do evento realizado por videoconferência o ex-ministro das Relações Exteriores e embaixador Celso Lafer; o ministro da Economia, Paulo Guedes; o embaixador do Uruguai para o Brasil, Guilhermo Valles Galmes; e o gerente de Políticas de Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fabrízio Sardelli Panzini.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro diz que Brasil continua negociando TEC e cita diálogo com Argentina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!