MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ministro da Turquia diz que programa de proteção cambial a depósitos deve acabar em 2024

A Turquia deverá encerrar seu programa de proteção de depósitos bancários em lira turca a partir de 2024, de acordo com o ministro das Finanças, Mehmet Simsek. Em vigor desde 2021, o programa, conhecido como KKM, protegia depósitos da moeda turca da depre

Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)
Publicado em 31.12.2023, 12:06:00 Editado em 31.12.2023, 12:10:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Turquia deverá encerrar seu programa de proteção de depósitos bancários em lira turca a partir de 2024, de acordo com o ministro das Finanças, Mehmet Simsek. Em vigor desde 2021, o programa, conhecido como KKM, protegia depósitos da moeda turca da depreciação cambial. Em 2023, a lira perdeu quase 60% de seu valor ante o dólar.

continua após publicidade

Em comunicado no X, antigo Twitter, Simsek ainda destacou que a inflação anual na Turquia está começando a cair e que a disciplina orçamentária "está estabelecida".

"Continuaremos a receber resultados positivos do nosso programa no novo ano. A inflação anual começou a diminuir; a adequação das reservas aumentou ainda mais e o sistema de proteção cambial terminou. Começamos a melhora permanente do déficit da conta corrente e a disciplina orçamentária está estabelecida. Será um ano em que as bases de um elevado crescimento sustentável serão fortalecidas", escreveu o ministro, que assumiu o cargo em junho deste ano. "Continuaremos a implementar o nosso programa com determinação para uma Turquia mais próspera", reforçou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro da Turquia diz que programa de proteção cambial a depósitos deve acabar em 2024"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!