MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ministro da Economia da Argentina anuncia 'início formal' de renegociação com FMI

O ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán, anunciou nesta quarta-feira, 26, em sua conta no Twitter o "início formal" das conversas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para renegociar um acordo. Guzmán informa que houve um diálogo nesta man

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.08.2020, 15:59:00 Editado em 26.08.2020, 16:02:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán, anunciou nesta quarta-feira, 26, em sua conta no Twitter o "início formal" das conversas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para renegociar um acordo. Guzmán informa que houve um diálogo nesta manhã entre ele, o presidente argentino, Alberto Fernández, e a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva.

continua após publicidade

O ministro ainda colocou em sua conta a carta enviada pelo governo ao Fundo. Na mensagem, o governo argentino agradece o trabalho da entidade no trabalho mútuo de tornar a dívida argentina sustentável. A mensagem cita dados econômicos recentes e lembra que Fernández, ao assumir, aumentou gastos para evitar uma contração maior da atividade. Também recorda que o país renegocia com seus credores privados e espera concluir isso adiante.

A carta ao FMI menciona o forte impacto da covid-19 sobre a Argentina, que exigiu mais medidas oficiais para enfrentar o quadro, elevando o déficit fiscal primário, que alcançou 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) durante o primeiro semestre. "Estamos determinados a recomeçar o processo de implementação de uma trajetória fiscal consistente, uma vez que os efeitos da pandemia desapareçam", afirma o texto. Nesse contexto, a Argentina diz que solicita formalmente assistência financeira no âmbito de um programa com o Fundo e pede o envio de uma missão ao país para iniciar essas conversas.

continua após publicidade

A nota diz ainda que o atual governo espera que a negociação não repita erros do diálogo anterior do FMI com o Argentina, sob o governo de Mauricio Macri, sem entrar em detalhes sobre esse ponto. A mensagem é assinada por Guzmán e também pelo presidente do Banco Central da República Argentina (BCRA), Miguel Pesce.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro da Economia da Argentina anuncia 'início formal' de renegociação com FMI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!