MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ministro alemão diz que G7 poderia liderar caminho para fim do uso do carvão

O ministro de Energia e Clima da Alemanha, Robert Habeck, disse nesta quinta-feira, 26, que "talvez" as nações do G7 poderiam liderar o caminho para acabar com o uso de carvão para eletricidade e decarbonizar o sistema de transporte. Autoridades do G7 est

Associated Press (via Agência Estado)

·
Escrito por Associated Press (via Agência Estado)
Publicado em 26.05.2022, 13:46:00 Editado em 26.05.2022, 13:49:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro de Energia e Clima da Alemanha, Robert Habeck, disse nesta quinta-feira, 26, que "talvez" as nações do G7 poderiam liderar o caminho para acabar com o uso de carvão para eletricidade e decarbonizar o sistema de transporte. Autoridades do G7 estão em um encontro de três dias em Berlim, no qual buscam chegar a um acordo sobre metas comuns para mudança de combustíveis fósseis para fontes renováveis de energia.

continua após publicidade

Habeck disse que a questão pode ser levada para a cúpula dos líderes do G7 em Elmau, na Alemanha, no próximo mês e depois para a reunião do Grupo das 20 no final deste ano. Conseguir que os países do G20 assinem as metas ambiciosas estabelecidas por algumas das economias mais avançadas será fundamental, pois nações como China, Índia e Indonésia continuam fortemente dependentes de carvão.

Para o ministro, seria errado ver os esforços que os países estão fazendo para enfrentar a atual crise de energia, alimentada pela guerra da Rússia na Ucrânia, como um contraponto aos esforços para acabar com o uso de combustíveis fósseis.

continua após publicidade

"O que estamos vendo no momento é uma aceleração da transformação ecológica", disse ele.

Grupos ambientalistas alertaram que países como a Alemanha correm o risco de minar suas metas ecológicas lutando para garantir novas fontes de gás natural - inclusive dos Estados Unidos - para compensar o déficit de suprimentos da Rússia.

A reunião em Berlim também buscará chegar a acordos sobre o aumento da ajuda financeira aos países pobres para lidar com as mudanças climáticas, fundos adicionais para a biodiversidade, proteção dos oceanos e redução da poluição plástica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro alemão diz que G7 poderia liderar caminho para fim do uso do carvão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!