Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

MG declara emergência sanitária após caso de gripe aviária em aves ornamentais na Grande BH

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governo de Minas Gerais declarou situação de emergência sanitária animal no Estado, após a confirmação de um caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves ornamentais em um sítio da Região Metropolitana de Belo Horizonte, na cidade de Mateus Leme. A medida foi publicada no Diário Oficial e visa intensificar as ações de prevenção e controle da doença.

Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), responsáveis pelo monitoramento sanitário, o novo caso não compromete, até o momento, a produção avícola do Estado. O registro ocorre cerca de um ano após o primeiro diagnóstico em Minas, em 2023, quando um pato silvestre foi infectado por um subtipo menos agressivo (H9N2), considerado de baixa patogenicidade e sem risco à saúde humana.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Com a emergência decretada, o Estado poderá mobilizar recursos humanos, materiais e financeiros para ações de vigilância, contenção e erradicação da doença.

As ações seguem o Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, elaborado em 2022 por governos e setor produtivo, diante dos primeiros focos da doença na América do Sul.

O IMA reforçou que mantém uma rede de vigilância ativa em granjas comerciais, criatórios de subsistência e áreas de risco. Além disso, são realizadas campanhas de educação sanitária e inspeções em propriedades rurais, em parceria com o Ministério da Agricultura.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline