MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

México: presidente diz que redução nas exportações de petróleo bruto será gradual

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira, 4, que a redução nas exportações de petróleo bruto do país será gradual, à medida que a estatal petrolífera Petróleos Mexicanos (Pemex) aumenta sua capacidade de refino, mas re

Dow Jones Newswires (via Agência Estado)

·
Escrito por Dow Jones Newswires (via Agência Estado)
Publicado em 04.04.2024, 20:05:00 Editado em 04.04.2024, 20:11:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira, 4, que a redução nas exportações de petróleo bruto do país será gradual, à medida que a estatal petrolífera Petróleos Mexicanos (Pemex) aumenta sua capacidade de refino, mas reiterou planos para que o México se torne autossuficiente em combustíveis para motores e eventualmente pare de exportar petróleo bruto.

continua após publicidade

"A Pemex tem um plano, produzir cerca de 1,85 milhões de barris por dia de petróleo bruto, metade é destinada às refinarias e a outra metade é exportada", disse ele na sua coletiva de imprensa diária.

A empresa projeta exportações de cerca de 900 mil barris por dia, acrescentou.

continua após publicidade

A Pemex pediu recentemente ao seu braço comercial PMI que cancelasse algumas vendas contratuais em abril porque sua divisão de refino precisaria do petróleo bruto, de acordo com uma pessoa com conhecimento da situação.

"As exportações serão ajustadas na medida em que tivermos plena capacidade para refinar a matéria-prima, o petróleo bruto, no país", disse López Obrador. Quando a nova refinaria de Olmeca, com capacidade de 340 mil barris por dia, começar a operar plenamente, em maio ou junho, esses barris não serão mais exportados, disse ele. A data de operação comercial da nova refinaria foi adiada inúmeras vezes.

A produção de gasolina, diesel e combustível de aviação da Pemex está projetada em 1,05 milhão de barris por dia em 2024, aumentando para 1,33 milhão de barris por dia em 2025 e 1,4 milhão de barris por dia em 2026, de acordo com um gráfico apresentado por López Obrador. Isso também inclui a produção na refinaria da Pemex em Deer Park, no Texas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "México: presidente diz que redução nas exportações de petróleo bruto será gradual"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!