MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Meta de inflação da zona do euro 'está distante', reconhece presidente do BCE

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reconheceu que a inflação na zona do euro está "bem distante" da meta de próximo, mas abaixo de 2%. No entanto, ela garantiu que a autoridade monetária não está "complacente" com essa situaçã

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.09.2020, 12:56:00 Editado em 28.09.2020, 15:40:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reconheceu que a inflação na zona do euro está "bem distante" da meta de próximo, mas abaixo de 2%. No entanto, ela garantiu que a autoridade monetária não está "complacente" com essa situação. "Estamos sempre prontos para entregar nosso mandato", assegurou, durante sessão no Parlamento Europeu nesta segunda-feira.

continua após publicidade

Lagarde avaliou que as medidas de crédito implementadas pela instituição foram bem-sucedidas no objetivo de relaxar as condições financeiras e estabilizar os mercados. Segundo ela, o Programa de Compras de Emergência de Pandemia (PEPP) não teve efeitos negativos significativos. "O PEPP é extremamente eficiente e útil", disse.

A dirigente afirmou ainda que não está preocupada com divergências de opiniões entre membros do BCE. Para ela, é importante que haja discordâncias para que possa haver um consenso.

continua após publicidade

Câmbio

Christine Lagarde reiterou o argumento de que não é papel da instituição estabelecer uma meta para a taxa de câmbio. Ainda assim, ela ressaltou que os movimentos no euro têm impactos na inflação. "A pandemia provocou oscilações nos mercados globais, inclusive no câmbio", explicou.

Lagarde revelou ainda que o BCE pretende concluir a revisão estratégica da política monetária em setembro de 2021. Segundo ela, juros baixos por muito tempo têm impacto significativo na economia, mas, até agora, a experiência com taxas negativas tem sido positiva.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Meta de inflação da zona do euro 'está distante', reconhece presidente do BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!