MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mercado reduz projeção de pico da dívida/PIB a 87,7% em 2031, na 3ª queda consecutiva

Economistas do mercado financeiro diminuíram pela terceira semana consecutiva a projeção de pico da relação entre Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e Produto Interno Bruto (PIB). A mediana do Sistema Expectativas de Mercado da última sexta-feira, 12, i

Cícero Cotrim (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim (via Agência Estado)
Publicado em 15.05.2023, 12:54:00 Editado em 15.05.2023, 12:58:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Economistas do mercado financeiro diminuíram pela terceira semana consecutiva a projeção de pico da relação entre Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e Produto Interno Bruto (PIB). A mediana do Sistema Expectativas de Mercado da última sexta-feira, 12, indica aumento da dívida/PIB ao ponto máximo de 87,7% em 2031, 0,1 ponto porcentual abaixo da sexta-feira anterior (87,8%).

continua após publicidade

A mediana mais recente já se situa 4,3 pontos porcentuais abaixo da estimativa intermediária de 31 de maio, um dia após a apresentação da proposta de novo arcabouço fiscal pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na época, o consenso do mercado indicava aumento contínuo da relação dívida/PIB a 92% em 2031.

Nas seis reuniões trimestrais do Banco Central com economistas na semana passada, foi consenso entre os participantes que o novo arcabouço afasta as chances de uma dinâmica explosiva para a dívida pública, a mesma análise apresentada pela autoridade monetária no comunicado e na ata das últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).

continua após publicidade

A maior parte dos analistas também citou a expectativa de que a regra seja aprimorada pelo Congresso. A mesma avaliação foi apresentada pelo Bank of America (BofA), que, em relatório, avaliou como provável a remoção de algumas exceções ao limite de gastos.

A expectativa de redução das exceções e de criação de penalidades para o descumprimento das metas de resultado primário prevaleceu mesmo após o governo defender poucas alterações no texto.

Em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) na última sexta-feira, Haddad defendeu os parâmetros do arcabouço e disse esperar que haja "o mínimo de alteração" no texto.

continua após publicidade

Primário

Apesar da melhora marginal do cenário de dívida, os economistas do mercado financeiro não alteraram as expectativas para a trajetória de resultados primários.

As medianas do Sistema Expectativas de Mercado continuam indicando zeragem do déficit primário em 2027.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mercado reduz projeção de pico da dívida/PIB a 87,7% em 2031, na 3ª queda consecutiva"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!