MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mercadante: Se FAT tiver rombo, podemos antecipar recursos a partir de 2026

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social poderá ser acionado para devolver recursos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), caso o fundo tenha um rombo. No entanto, esse gatilho só seria possível a partir de 2026, disse o presidente do BNDE

Daniela Amorim e Juliana Garçon (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim e Juliana Garçon (via Agência Estado)
Publicado em 09.05.2024, 18:28:00 Editado em 09.05.2024, 18:34:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social poderá ser acionado para devolver recursos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), caso o fundo tenha um rombo. No entanto, esse gatilho só seria possível a partir de 2026, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Mesmo assim, uma intervenção do Tesouro Nacional poderia manter a capacidade do banco para concessão de crédito, acrescentou Mercadante.

continua após publicidade

"Se o FAT tiver rombo na conta, podemos ser chamados a antecipar recursos, isso só se coloca a partir de 2026. Se isso acontecer, o Tesouro pode cobrir e manter o BNDES com seufunding", afirmou, durante coletiva de imprensa para anunciar o resultado da instituição no primeiro trimestre.

Os recursos do FAT são usados para bancar despesas como o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial efundingdo BNDES. Porém, a reforma da Previdência, aprovada em 2019, permitiu a inclusão dos gastos previdenciários na lista de obrigações do fundo.

continua após publicidade

Mercadante frisou que a instituição vem operando de maneira prudente e está recompondo caixa, com crescimento sólido no lucro e no patrimônio líquido, além de inadimplência em queda. "Estamos bastante prudentes", disse Mercadante.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mercadante: Se FAT tiver rombo, podemos antecipar recursos a partir de 2026"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!