MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mercadante: guerra comercial favorecerá agropecuária brasileira e será desafiador à indústria

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira, 26, que a guerra comercial entre Estados Unidos e China vai favorecer a agricultura brasileira, mas aponta para a um cenário desaf

Daniela Amorim, Célia Froufe e Eduardo Laguna (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim, Célia Froufe e Eduardo Laguna (via Agência Estado)
Publicado em 26.05.2025, 11:07:00 Editado em 26.05.2025, 11:14:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira, 26, que a guerra comercial entre Estados Unidos e China vai favorecer a agricultura brasileira, mas aponta para a um cenário desafiador para a indústria.

continua após publicidade

"Independente que essa guerra comercial começou de forma errática, improvisada, autoritária, nós vamos assistir um desacoplamento entre a economia da China e dos Estados Unidos. E esse desacoplamento vai beneficiar muito a agricultura brasileira, a agropecuária brasileira, porque nós somos um grande provedor de alimentos do planeta, especialmente nesse período da crise climática", comentou Mercadante.

Ele participou da cerimônia de abertura do evento Nova Indústria Brasil, em comemoração ao Dia da Indústria, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. A conferência é promovida por Brasil 247, TV 247 e Agenda do Poder.

continua após publicidade

Segundo Mercadante, para a indústria o cenário é "muito mais desafiador" e vai exigir mais defesa comercial e mais parceria entre Estado e indústria.

O presidente do BNDES apontou a necessidade de mais recursos para a o processo de reindustrialização do Brasil.

Ele comentou ainda que o custo dos extremos climáticos são cada vez mais intensos e recorrentes no mundo, a ponto de que as seguradoras não vão conseguir cobrir os impactos de eventos extremos do clima. "Os Estados têm que se preparar", ressaltou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mercadante: guerra comercial favorecerá agropecuária brasileira e será desafiador à indústria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!