MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Membro do Fed reafirma paciência antes de decidir por corte de juros, em quadro de dados fortes

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Richmond, Tom Barkin, reafirmou nesta quinta-feira a defesa de uma abordagem paciente, antes de uma decisão por corte nos juros. Durante entrevista àBloomberg TV, ele afirmou que de

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 08.02.2024, 12:28:00 Editado em 08.02.2024, 12:35:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Richmond, Tom Barkin, reafirmou nesta quinta-feira a defesa de uma abordagem paciente, antes de uma decisão por corte nos juros. Durante entrevista àBloomberg TV, ele afirmou que deseja ver a tendência na inflação prosseguir, mas de modo mais disseminado, para confirmar que a inflação caminha à meta de 2%. A cautela é justificada pois o Fed não quer ter de reverter o rumo da política monetária mais adiante, notou.

continua após publicidade

Com direito a voto nas decisões de política monetária neste ano, Barkin disse que indicadores recentes "têm sido notáveis", mas também ponderou que não dará peso excessivo aos números apenas de um mês. O mercado de trabalho, por sua vez, "ainda está muito forte".

Ele afirmou ter ficado surpreso com os números mais recentes do relatório mensal de empregos (payroll) de dezembro e janeiro, enquanto a demanda, por sua vez, "segue saudável", sobretudo entre os consumidores.

continua após publicidade

Apesar de defender a paciência, Barkin disse que não pretende julgar com antecedência o que pode ocorrer em qualquer reunião de política monetária, inclusive em março. Uma piora na economia poderia levar a corte nos juros, ponderou em um momento da entrevista. Mas, questionado sobre declarações do presidente do Fed, Jerome Powell, na entrevista coletiva da semana passada, Barkin disse que Powell "sempre fala pelo comitê".

Na ocasião, Powell disse que, a julgar pela reunião da semana passada, seria improvável um corte de juros já em março.

Ainda para Barkin, é "certamente possível" que a taxa neutra de juros tenha avançado nos EUA, nos últimos tempos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Membro do Fed reafirma paciência antes de decidir por corte de juros, em quadro de dados fortes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!