MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Membro do BCE afirma que juros vão cair e deixar de ser restritivos

O presidente do BC da Finlândia, Olli Rehn, prevê queda na taxa de juros do BCE, mas alerta sobre riscos para o crescimento econômico na zona do euro

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Membro do BCE afirma que juros vão cair e deixar de ser restritivos
Icone Camera Foto por Reprodução/pixabay
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 31.01.2025, 14:29:41 Editado em 31.01.2025, 14:29:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A taxa de juros do Banco Central Europeu (BCE) deve continuar em trajetória de queda até deixar de ser restritiva "em um futuro próximo", na primavera ou verão do Hemisfério Norte, estimou o dirigente e presidente do BC da Finlândia, Olli Rehn. Contudo, Rehn evitou prever quais serão os próximos passos de política monetária, alegando que é necessário "deixar espaço para manobrar" as decisões de acordo com dados.

continua após publicidade

LEIA MAIS:Motocicleta é furtada próximo à rodoviária de Apucarana

Na visão dele, a política monetária já teve sucesso em conter a inflação sem custos sociais significativos e a flexibilização permitirá a retomada de investimentos no bloco.

continua após publicidade

Rehn vê sinais de estabilização dos preços próxima à meta de 2%, com a desaceleração da inflação salarial.

Ao mesmo tempo, o dirigente alerta que os riscos para o crescimento econômico são de baixa, diante da incerteza sobre políticas comerciais globais. "As exportações não estão se tornando um catalisador significativo do crescimento e há problemas estruturais com a competitividade da zona do euro", disse, em comentários que contrastam com o discurso da presidente do BCE, Christine Lagarde.

Na quinta-feira, 30, ela expressou confiança sobre exportações tomarem papel central no impulso do Produto Interno Bruto (PIB) europeu.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Membro do BCE afirma que juros vão cair e deixar de ser restritivos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!